Pages

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Lula vira tema de criadores de cordel


Personagem de cordelistas há 30 anos, o Presidente Lula se encontra hoje à noite no Rio com alguns de seus “autores” na Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), onde assistirá à posse do potiguar Crispiniano Neto na cadeira que tem por patrono o folclorista Câmara Cascudo.

Será também a festa em que Neto lançará o livro Lula na Literatura de Cordel. A publicação tem 60 folhetos sobre o presidente e seu governo - alguns com críticas, mas muitos deles elogiosos.

“Depois de Lampião, Padre Cícero e Frei Damião, a pessoa mais enfocada no cordel é o Lula. Ele é o protótipo do herói da literatura de cordel, o cara que enfrentou os poderosos”, conta Neto, secretário de Cultura do Rio Grande do Norte, organizador da coletânea. A ABLC completará 20 anos em 7 de setembro.

O presidente da academia, o cearense Gonçalo Ferreira da Silva, é autor de um dos folhetos. “Foi exigência do povo o Lula na Presidência”, disse. Seu texto, se enquadra entre os que exaltam a glória do nordestino que, de retirante, chegou a presidente da República. Começa assim: “Hoje não existe mais/quem duvide ou quem conteste/toda vez que o Brasil passa/por um doloroso teste/o povo diz consciente:/- Queremos um presidente/do coração do Nordeste.”

A data da posse foi marcada de acordo com a agenda do Presidente.


Quando estava para acertar a data de sua posse, o cordelista foi a Brasília se encontrar com o presidente - que, segundo ele, é fã de cordel. “Falei: ‘Lula, a gente é amigo há 30 anos, você é presidente há 6 e eu nunca te pedi nada.’ Ele mandou pegar a agenda e marcou.”

Gonçalo, fundou a ABLC com o intuito de catalogar e difundir o gênero, espera que, com a vinda de Lula, ele passe a ser mais valorizado. Na academia, que fica numa casa no bairro de Santa Tereza (a posse não será lá, e sim no Centro Cultural da Ação da Cidadania, na Zona Portuária), são guardados mais de 13 mil títulos, alguns do século 19. Graças a um patrocínio da Petrobrás, os 100 mais raros foram reeditados.

Antes da posse de Neto, Lula participará do lançamento do Fundo Amazônia, no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e, na Fiocruz, da inauguração do Pavilhão Hélio e Peggy Pereira, considerado o mais moderno pólo de virologia da América Latina.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração