Pages

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Mídia,lucro e alienação

A Mídia forma nossa Consciência se fixando em nosso Inconsciente. Pensamos dentro das “matrizes” que ela propõe para cada ocasião, cada situação e cada segmento. Queremos o que ela quer. Dizemos que é bom, aquilo que ela diz que é bom. Dizemos que é bonito, aquilo que ela diz que é bonito. Dizemos que é correto, aquilo que ela diz que é correto. Só pensamos que é possível, certo, bom e bonito aquilo que a Midia já colocou em nosso inconsciente dizendo que é possível, certo, bom e bonito. Porém, não paramos para nos perguntar :o que é e para quem é o possível, o certo, o bom e o bonito??? Dizemos que é verdade, as mentiras que ela repete várias vezes nos dizendo que é verdade. Portanto, pensamos o já pensado ...

Através da Mídia – publicidade – admiramos, desejamos e defendemos o “progresso” e as “facilidades” do Capitalismo sem perceber que, sequer, temos possibilidades para alcançá-los; só alguns podem. Da mesma forma, defendemos o Sistema Capitalista na esperança de um dia ficarmos ricos, quando em nossas casas não comemos, vestimos e usufruímos o que desejamos e o quanto desejamos. Somos uns alienados ... Quando não conquistamos tudo o que queremos, o Capitalismo ainda nos coloca um complexo de inferioridade que, inconscientemente admitimos e até reproduzimos ; simplesmente diz que os incompetentes somos nós. Como nós ? Qual trabalhador poderá decidir o tanto que irá ganhar como salário? Quem estipula o valor da mão-de-obra é o Mercado. Os salários já são, com pequenas variações, estipulados por atividade, profissão, cargo e tempo de serviço. Qual profissional pode, ou tem condições, sem arriscar o seu ganho e o sustento de sua família, mudar de emprego ou atividade, na hora que quiser, para melhorar sua renda ? Existem essas vagas ou oportunidades sobrando ??? A publicidade diz que sim, mas, você já encontrou alguma delas ???


Individualmente, raríssimos – 1 % da população - são os que usufruem de todos o benefícios, independência, oportunidades e regalias apregoadas pelo Sistema Capitalista. O Capitalismo é predatório e excludente, e a mídia, que se tornou um Partido Político PIC/PIG, é o seu braço estendido para arrancar o senso crítico do cidadão desatento e/ou mal informado e assim confirmar esse Sistema Econômico como o único e o ideal para nos fazer felizes. Quando? Não sabemos. Vamos de esperança em esperança ...


Enquanto não transformarmos os meios de Comunicação – Midia – em serviço de interesse coletivo, com participação e decisões da Sociedade, seremos todos ALIENADOS. Seremos manipulados e estaremos a serviço dela e daqueles que a controlam. Seremos marionetes no enredo Econômico-Político-Social.


Por tudo isso, a Mídia Corrupta e Golpista sempre desvia o foco dos problemas sociais para pessoas concretas, os agentes econômico/político/sociais, com o objetivo de disfarçar as mazelas de um sistema perverso em si. O que é ruim é o Sistema Capitalista e não algumas pessoas. Responsabilizá-las e valer-se do arcabouço legal e jurídico que regula e pune os infratores é indispensável, mas não resolve. Prova disso é que, corrigindo esse ou aquele, o Sistema não melhorou e tão pouco, melhorará. A exploração continuará, as desigualdades ficarão, as injustiças permanecerão, os corruptos agirão e novas turbulências brotarão.




Como combatê-lo ? Individualmente não conseguiremos ...


Portanto é necessário criar, através da organização e aglutinação das forças (pessoas e entidades) que compõem o tecido social, um outro Sistema Econômico que possa mostrar as mentiras,as falácias e as ilusões daquele e substituí-lo.


Pasmem ! Tal tentativa já foi feita, anterior e posteriormente ao aparecimento do Sistema Capitalista. Foram elas : o Cristianismo e o Socialismo/Comunismo. O primeiro proíbe a usura e,conseqüentemente, o lucro ; prega o desprendimento dos bens materiais e propõe a igualdade entre as pessoas. O segundo elimina a propriedade privada ; a divisão da sociedade em classes sociais e tem a Economia -os recursos que o Estado recebe- Planejada segundo os interesses do Estado (das pessoas).


Por que não funcionaram ? Porque combatem e sufocam, como condição “sine qua non” de suas existências e sucesso, três pilares fundamentais da fraqueza humana : a vaidade,o egoísmo e a ilusão, materializados a partir do seguinte raciocínio : quero ser maior, mais poderoso e melhor que os outros, para isso, preciso ter tudo e mais um pouco a qualquer custo, assim serei admirado, invejado e mais feliz -. Triste ilusão ; “no final do jogo, tanto o Rei quanto o Peão irão para a mesma caixa “ ...


O Capitalismo, ao contrário, promete uma vida farta, fácil e de sucessos. O Capitalismo não atende (enriquece) a todos , é excludente , mas engana (explora) a todos , é predatório. O ser humano é imediatista, pula etapas, não aceita a Realidade e por isso se aliena, se torna ingênuo e acha que as coisas são independentes umas das outras. Ninguém consegue ser feliz sozinho. As pessoas que amamos e aquelas que são amadas por elas também precisam estar realizadas, senão, o contentamento é ofuscado, perde a intensidade e desaparece em poucos minutos. Por isso, para nos desviar de buscar a felicidade coletivamente em outro Sistema Econômico, o discurso dominante colocou em nosso inconsciente que ela não existe, exceto, “momentos felizes” ...


O Mundo não muda, quem muda somos nós. Portanto, se não começarmos a ver, julgar, agir e rever os acontecimentos, nossas ações e atuações de maneira consciente e crítica, a Realidade não mudará . A quem e a qual Sistema Econômico iremos nos unir ? Àquele que nos oferece facilidades, mas nos engana e nos explora, ou àquele que, como nós, passa por dificuldades por que nos mostra a Realidade, mas nos esclarece e nos defende ?


Já dizia George Bernard Shaw (1856-1950): " o principal obstáculo à vitória do socialismo é que cada pessoa acredita, contra todas as probabilidades e o bom senso, que um dia será milionária", e conclui : " a única coisa bem distribuída no mundo é a burrice ." - e não a riqueza-. E eu digo, a filosofia - teoria revolucionária - é o antídoto a esse qualificativo. Pe.Alberto.



0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração