Pages

terça-feira, 1 de julho de 2008

Helicópteros de maior porte fabricados no Brasil

O Presidente Lula esteve em Itajubá, MG, na segunda-feira, para assinar acordo de compra de helicópteros de tecnologia francesa da empresa Eurocopter, a serem fabricados no Brasil, pela sua subsidiária, Helibrás.

A Ministério da Defesa estima a compra de 50 unidade do modelo Super-cougar de médio porte, com capacidade para até 20 pessoas e 10 toneladas.

A Eurocopter vai investir entre 300 milhões e 400 milhões de dólares para ampliar as instalações em Itajubá, onde já fabrica o modelo Esquilo, menor, de grande uso comercial, um dos mais vendidos no mundo.

Com o acordo, haverá transferência de tecnologia e o Brasil ampliará a exportação da indústria aeronáutica.

O Presidente Lula afirmou:

"Essas instalações vão produzir aeronaves que vão servir nossas Forças Armadas e setores estratégicos da nossa economia, como a exploração de petróleo em plataformas.

Até 2010 nós queremos que o contingente doméstico das nossas compras de defesa [nacionalização] subam para 50 por cento e até 2020, para 80 por cento".

Os dois países esperam firmar até dezembro uma aliança estratégica de defesa que inclui a construção de um submarino nuclear no Brasil.

O Brasil inicia um grande programa para atualizar e melhorar suas forças armadas, planejando comprar e construir equipamentos para defender reservas de petróleo em alto mar, e suas fronteiras na selva amazônica.

Com informações da Reuters e Página 20.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração