A Ministério da Defesa estima a compra de 50 unidade do modelo Super-cougar de médio porte, com capacidade para até 20 pessoas e 10 toneladas.
A Eurocopter vai investir entre 300 milhões e 400 milhões de dólares para ampliar as instalações em Itajubá, onde já fabrica o modelo Esquilo, menor, de grande uso comercial, um dos mais vendidos no mundo.
Com o acordo, haverá transferência de tecnologia e o Brasil ampliará a exportação da indústria aeronáutica.
O Presidente Lula afirmou:
"Essas instalações vão produzir aeronaves que vão servir nossas Forças Armadas e setores estratégicos da nossa economia, como a exploração de petróleo em plataformas.
Até 2010 nós queremos que o contingente doméstico das nossas compras de defesa [nacionalização] subam para 50 por cento e até 2020, para 80 por cento".
Os dois países esperam firmar até dezembro uma aliança estratégica de defesa que inclui a construção de um submarino nuclear no Brasil.
O Brasil inicia um grande programa para atualizar e melhorar suas forças armadas, planejando comprar e construir equipamentos para defender reservas de petróleo em alto mar, e suas fronteiras na selva amazônica.
Com informações da Reuters e Página 20.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração