Pages

quinta-feira, 5 de junho de 2008

PT "comeu mosca", no final da CPI dos cartões.

Se por um lado o PT e os demais partidos da base, estão de parabéns ao exercerem a maioria que tem e controlaram regimentalmente o relatório final oficial da CPI dos cartões, por outro lado "comeram mosca" (bobearam) na geração de fatos políticos, e perderam uma batalha midiática na última hora.

A oposição, depois que os sub-relatores Carlos Sampaio e Índio da Costa "amarelaram", cinicamente tiraram uma carta da manga na última hora para criar um factóide.

Apresentaram um relatório paralelo faz-de-conta, cansados de saber que não seria aprovado, mas marcaram posição para dar subsídios ao PIG publicar a versão deles, de que pediram indiciamento de ministros, como Dilma Rousseff, e foi a base governista quem vetou.

O que deveria ter feito o PT e a base governista?

Simples. Deveria ter feito outro relatório paralelo também, pedindo:

1) A investigação de Álvaro Dias e Arthur Virgílio Neto no STF por evidências de denunciação caluniosa, espionagem, formação de quadrilha com o PIG, em especial a revista Veja e a Folha de São Paulo.

2) A abertura de processo no senado por quebra de decoro do senador Álvaro Dias por mentir, conspirar, acovardar-se de cumprir seu dever moral de revelar na tribuna que possuía a planilha.

3) que a corregedoria do Senado investigue Arthur Virgílio (cuja participação ficou mais encoberta).

4) Pedir parecer da CGU sobre o que continha de irregular e ameaçador nas contas oficiais de FHC no exercício da presidência, que pudessem causar tanto pânico na oposição, a ponto de se sentir intimidada pela simples publicações de despesas oficiais.

5) Pedir auditoria à CGU das contas dos ex-ministros de FHC, com o devido ressarcimento de despesas indevidas, como contratação de massagistas por ex-ministros, e despesas fraudulentas, como aluguel de carros em empresas de fachada.

É claro que ambos relatórios paralelos seriam recusados no voto, uma vez que a oposição "amarelou" e fez acordão para acabar com a CPI. Mas um relatório paralelo governista funcionaria como antídoto, contra as fanfarronices da oposição.

No jogo sujo eleitoreiro das CPI's, a oposição "tirou leite de pedra" e fez aquele gol de mão no último minuto da prorrogação, produzindo um factóide para arranhar a imagem do governo.

E o PT e a base governista foram dóceis ao deixarem sem resposta.

Resultado: perante o PIG, a conta da pizza, ou melhor... da tapioca, que nunca deveria ter sido servida nesta CPI estúpida, foi pendurada só na conta dos governistas, em vez de ser rachada com a oposição.

Esperamos que não "comam mosca" também no caso ALSTOM, deixando a oposição e o PIG fazerem um carnaval com o factóide VarigLog.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração