Pages

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Processos do Ibama são eficazes


Estudo do Banco Mundial (Bird) divulgado na noite de ontem mostra que os licenciamentos ambientais realizados no País são eficazes, ou seja, cumprem o papel de evitar impactos ambientais ou sociais negativos de grande proporção. No entanto, o documento aponta que o processo para a obtenção dos licenciamentos é excessivamente demorado.

De acordo com Garo Batmanian, um dos autores da pesquisa, o estudo "Licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos no Brasil: uma contribuição para o debate" foi realizado com dados colhidos até o ano de 2005. A pesquisa indica que entre as razões da demora está a falta de clareza da Constituição em definir o papel dos municípios, estados e da Federação no licenciamento, o que gera entraves judiciais e paralisação do processo.

O estudo elenca alguns gargalos para a liberação de licenças ambientais. Entre elas, cita a falta de agilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em fornecer aos empreendedores o termo de referência – documento que elenca os dados sobre impacto ambiental necessários para liberação da obra. De acordo com a pesquisa, esta demora também é apontada como problema.

A pesquisa mostra ainda que as análises e discussões com a sociedade dos impactos ambientais e sociais das construções são feitas de forma específica para cada uma das obras, desconsiderando o impacto do conjunto de várias construções nas bacias hidrográficas. O Bird ainda afirma que os empreendedores apresentam relatórios deficientes sobre os impactos das construções, o que aumenta o tempo para a execução do processo de licenciamento.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração