Pages

domingo, 15 de junho de 2008

Obama Lá


O Presidente Lula, disse que uma vitória do democrata Barack Obama nas eleições para presidente dos Estados Unidos será uma "grande evolução". Ele também brincou ao dizer que o candidato é "indiretamente um companheiro", pois foi aluno de seu ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, na universidade de Havard.

"O Monteiro Lobato escreveu que um dia haveria uma disputa entre uma mulher e um candidato negro nos Estados Unidos. É o que está acontecendo com o Barack Obama. Eu acho que é uma revolução na cabeça do eleitorado americano. Se Obama ganhar será mostra de grande evolução. Essa é a grande novidade desses últimos 100 anos da história", disse Lula.

Lula também defendeu que o novo presidente dos Estados Unidos deveria ter um olhar positivo para a América Latina. "Os EUA deveriam ter um olhar para a América Latina, que não fosse o olhar conspirador. Não existe mais ninguém querendo fazer revolução na América Latina. O novo presidente deveria ter um olhar positivo", afirmou.

Questionado se havia parabenizado Obama pela vitória nas primárias, Lula disse que não. Ele afirmou que o ideal é esperar pelo final da campanha, para saber qual será a política dele para a América Latina. "O que ele já fez com relação ao Brasil, quanto aos combustíveis de fontes renováveis é um passo importante", comentou o presidente.Lula afirmou, no entanto, que não torce para ninguém nos EUA. "O (John) McCain (candidato republicano) também fez muitos elogios ao Brasil."

O Presidente , disse também que pretende fazer uma inovação no final de seu mandato, no fim de 2010. Segundo Lula, cada ministério vai registrar tudo o que fez em cartório e entregar para ele, "para não apagar a memória".

"Eu pretendo fazer uma inovação no final do meu mandato. Quero pegar todas as coisas que foram feitas. Cada ministério vai ter que me entregar tudo o que foi feito nesses últimos anos, registrar em cartório e me entregar, que eu quero entregar para o meu sucessor, quero entregar para a imprensa, registrado em cartório. Cada coisa que nós fizemos, cada obra, cada projeto, cada investimento, que é para não apagar a memória", disse o presidente.

Lula disse que quer "ter o legado da recuperação da memória brasileira". "Quero ter isso na minha conta, quero ser o Presidente que mais fez escolas técnicas neste País. Quero ser o Presidente que no seu mandato fez mais universidades."

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração