Pages

segunda-feira, 14 de abril de 2008

DEM e PSDB se reúnem, para decidir como atacar Lula


A oposição começa, hoje, a redefinir a linha de atuação contra o governo Lula, já de olho em 2010. Para a reformulação entram em cena caciques do PSDB e do DEM. A reunião de cúpula, que ocorre em São Paulo, será comandada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e pelo ex-presidente do DEM e ex-senador Jorge Bornhausen (SC). Por lá, devem ser traçadas novas linhas de ataques ao Palácio do Planalto e costurados caminhos para a sucessão presidencial e para a conquista da prefeitura paulistana em outubro.

O primeiro item a ser discutido vai ser a elaboração de uma estratégia de atuação para os dois partidos no Congresso. Em conversas reservadas, líderes tucanos e democratas demonstram desconforto e reconhecem que está sem rumo para atuar no Legislativo. Depois da derrota na CPMF, a base governista foi enquadrada. Até mesmo no Senado, onde as forças são mais equilibradas, começa a dar folga para o Planalto nas votações.


Uma das propostas que devem surgir para incomodar o governo é a oposição deixar de lado a obstrução e lançar mão de uma espécie de agenda positiva. Isto mesmo. A idéia da opsição, é listar matérias de apelo eleitoral, que eles julgam a favor da população – e não do governo –

Na semana passada, os senadores colocaram esta tática em prática. Depois de votar três medidas provisórias a toque de caixa, os oposicionistas surpreenderam o governo aprovando matérias com impactos diretos nas contas do governo, garantindo R$ 23 bilhões a mais para saúde, acabando com o fator previdenciário e repassando o reajuste do salário-mínimo para os aposentados e pensionistas.

É a construção do jogo político inteligente – afirma o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN),Agora, vamos fazer petista, base governista e governo vetar o que aprovamos, Vão cair em desgraça com o povo, disse Agripino Maia.

Outro ponto da reunião de hojem da qual participa José Serra, é a a força política de Lula neste ano de eleições. Em fevereiro, na Pesquisa CNT/Sensus, a avaliação do governo Lula foi a maior desde 2003. O índice daqueles que consideram o governo ótimo e bom subiu de 46,5% para 52,7% Em março, a pesquisa Datafolha apontou que a aprovação de Lula é de 55%. Os números deixam os oposicionistas em alerta, que começam a levantar falhas no governo para serem atacadas publicamente.

A corrida pela prefeitura paulista – com um aliança entre Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM) ou o lançamento de candidaturas próprias – não deve escapar do encontro da cúpula. O ex-governador Alckmin, que tenta convencer o diretório municipal do PSDB em São Paulo a lançá-lo como candidato a prefeito paulistano, enfrenta manifestações de tucanos célebres em favor da reeleição de Kassab, mas recebe, em contrapartida, o apoio de diretórios zonais do partido, que organizam eventos pela cidade para pedir pressa na definição de chapa única tucana.

Entre os parlamentares tucanos, o entendimento é a favor da candidatura de Alckmin, mas a definição depende da liberação do grupo ligado ao governador José Serra.

Temos de resolver isso. Não há dúvida de que a aliança com o DEM é o caminho para a gente ganhar em São Paulo. E o PSDB vai resolver isso logo porque os tucanos correm o risco de serem prejudicados em uma eleição, na qual somos favoritos, pelo atraso de uma definição – declarou o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), que conversa diariamente sobre a disputa com Serra e representantes do diretório municipal do PSDB.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração