Pages

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Petrobras descobre campo que pode ser o 3º maior do mundo


A Petrobras pode ter encontrado na bacia de Santos um reservatório de petróleo e gás com até 33 bilhões de barris, cinco vezes mais que o megacampo de Tupi descoberto na região no ano passado, informou o diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, nesta segunda-feira.

Lima disse que informações "oficiosas" da Petrobras avaliaram que a área conhecida como Carioca, na bacia de Santos, conteria a reserva gigante.

"Estamos sabendo por canais não oficiais, oriundos da operadora, que o prospecto do Carioca, que é chamado internacionalmente de Pão-de-Açúcar ('sugar loaf') apontaria para reservas cinco vezes maiores do que a reserva de Tupi", disse o executivo durante apresentação em seminário no Rio e em comentários posteriores a jornalistas.

Segundo Lima, o campo teria reservas em torno de 33 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás), enquanto as reservas de Tupi são estimadas entre 5 e 8 bilhões de boe recuperáveis.

"Seria a maior descoberta feita no mundo nos últimos 30 anos, e atualmente o terceiro maior campo de petróleo do mundo", afirmou Lima, sem deixar claro se o número de 33 bilhões de barris se referia a reservas recuperáveis, como no caso de Tupi, ou a reservas totais.

A Petrobras não confirmou a informação e não tinha nenhum executivo imediatamente disponível para falar sobre o assunto, mas informou que a área do Carioca fica na camada ultra-profunda pré-sal, onde está Tupi e local considerado de elevado potencial para grandes descobertas.

Carioca está no bloco BM-S-9 operado pela Petrobras (45 por cento de participação), em associação a BG Group (30 por cento) e Repsol YPF (25 por cento).

Em setembro do ano passado, a Petrobras havia anunciado que um poço exploratório no bloco BM-S-9 havia descoberto petróleo leve de 27 graus API, produto de maior valor comercial do que o petróleo pesado normalmente produzido no Brasil. Tupi também possui petróleo leve

Ações da Petrobras disparam com dados sobre megacampo

A Petrobras pode ter encontrado, na bacia de Santos, um reservatório de petróleo e gás com até 33 bilhões de barris, cinco vezes mais que o megacampo de Tupi descoberto na região no ano passado, informou hoje o diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima. . Mais

Confira as 10 maiores descobertas desde 1987, segundo a consultoria Wood Mackenzie*:

1. Carioca (Brasil) - 2007/08 - 33,0 bilhões de barris**
2. Kashagan (Cazaquistão) - 2000 - 12,9 bilhões de barris
3. Tupi (Brasil) - 2007- 5,0 a 8,0 bilhões de barris
4. Marlim Sul (Brasil) - 1987 - 2,3 bilhões de barris
5. Vankorskoye (Rússia) - 1988 - 2,3 bilhões de barris
6. Azadegan Sul (Irã) - 1998 - 2,0 bilhões de barris
7. Roncador (Brasil) - 1996 - 1,9 bilhão de barris
8. Azadegan Norte (Irã) - 1998 - 1,6 bilhão de barris
9. Zaap (México) - 1990 - 1,5 bilhão de barris
10. Nanpu (China) - 2005 - 1,4 bilhão de barris

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração