O assessor internacional do Presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, participará da operação de resgate dos três reféns das Farc como representante do governo brasileiro. A participação de Marco Aurélio Garcia, que deve chegar hoje a Caracas, foi acertada em conversa telefônica entre Chávez e Lula, anteontem.
Ao receber o pedido do venezuelano para indicar um observador brasileiro, Lula informou que o faria só após a aprovação do governo colombiano, que veio ontem. Chávez anunciou a participação de Marco Aurélio Garcia em coletiva.
A designação interrompeu o descanso de Garcia no Guarujá (SP). No final da tarde de ontem, ele estava partindo rumo a Brasília, onde se reuniria com Lula antes de ir para Caracas
O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, aceitou a proposta do presidente Hugo Chávez. E o venezuelano já pode receber os reféns, que devem ser libertados pela guerrilha colombiana. Chávez informou que terá a cooperação do Brasil na operação de resgate.
Chávez fez uma longa explicação sobre o esquema montado para resgatar os reféns que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc, prometeram entregar a ele: a advogada Clara Rojas, o filho dela, Emanuel, e a ex-deputada Consuelo Gonzalez de Perdomo.
O presidente venezuelano informou que helicópteros e aviões pequenos, com o símbolo da Cruz Vermelha, vão partir de uma base no centro da Venezuela, para o local na selva colombiana, que será definido pelos guerrilheiros. Chávez explicou que a operação será transparente e confirmou a participação de enviados especiais de Brasil, Argentina, Bolívia, Cuba, Equador e da França. O presidente Chávez afirmou que, com o sinal verde de Uribe, os reféns podem estar na Venezuela amanhã à noite.
Hoje, a polícia colombiana anunciou o resgate de um menino de 9 anos, que tinha sido seqüestrado pela guerrilha há sete meses. O menino foi encontrado na cidade de Neiva, a sudeste da capital, Bogotá.
Hugo Chávez conversou hoje com o Presidente Lula e confirmou entendimento entre um grupo de países que designaram representantes para acompanhar a operação resgate. Na seta-feira, em Caracas, o grupo vai se reunir e depois vai para um local secreto, para acompanhar a libertação dos reféns. Marco Aurélio Garcia, assessor para assuntos internacionais da presidência, vai representar o Brasil.
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração