Pages

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Parabéns para você leitor. O nosso trabalho de formiguinha está ganhando o mundo!


Uma matéria escrita nesse blog por Zé Augusto, ultrapassou as fronteiras e repercutiu no noticiário Europeu. Com a manchete "Philips joins Brazilian protest campaign brouhaha"(Philips se junta à protesto Brasileiro. Os apoiadores do presidente Lula querem a cabeça da empresa) o jornal "The Inquirer" da Inglaterra dá destaque ao nosso blog. O texto original em inglês está no site do jornal aqui. Ontem, este blog recebeu 734 emails resaltando a importância da tradução matéria do jornal Inglês.Então, aqui está a tradução para vocês.

Philips se junta à protesto Brasileiro
Os apoiadores do presidente Lula querem a cabeça da empresa em um pique.

Por Fernando Cassia em Argentina: Sábado 04 agosto 2007, 11:31

COM MUITA alegria que ficamos sabendo sobre o último e quente debate político no Brasil, aquele tem a gigante européia Philips como uma de seus participantes.

A informação veio a este correspondente através do jornal de centro-direito La Nacion da Argentina que relata que há uma “guerra dos slogans” no país sul-americano entre aqueles que opõem o presidente de centro-esquerda Luiz Inacio Lula da Silva e aqueles que o apóiam

Após o caos no tráfego aéreo comercial e o acidente recente de uma aeronave Airbus 320 da TAM Linhas Aéreas que matou 199 pessoas, uma campanha nova que começou na classe alta Brasileira, dirigiu sua raiva ao governo, com o título “Cansei” . De acordo com o La Nacion da Argentina, o movimento foi iniciado por um grupo de empresários e é apoiado pela poderosa OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Paulo.

De acordo com o blogueiro(Zé Augusto) “depois de 48 horas do acidente da TAM no aeroporto de Congonhas, um grupo de empresários começou a organizar o “Cansei”, que foi exaustivamente anunciado pelo Brasil. Ele também diz que o Web site da campanha, que é conhecida oficialmente como o “Movimento Civil para os direitos dos brasileiros”, é assinado pela Ordem do brasileiro, mas tem o apoio declarado de empresários e associações comerciais e industriais e ONGs.”

Mas o que isto tem a ver com a gigante européia da eletrônica Philips? Bem, esta seria realmente parte das notícias políticas, a filial Brasileira da Philips decidiu juntar-se à campanha de protesto anti-governo . Um relatório de Stratfor “previsão estratégica”, descreve a situação como a seguinte: “Um dia depois do lançamento do “Cansei”, a presidência da Philips no Brasil decidiu se juntar à campanha, reivindicando que o mesmo complementa as éticas de responsabilidade social companhia.”

O relatório - que você pode ler grátis e sem necessidade de fazer login, pode ser localizado através da busca de notícias no Google , digitando “Philips adere ao Cansei” e clicando no link - que vale a pena ser lido e diz que “Uma sátira chamada “Os Neocansados” na Folha de São Paulo, considera a campanha uma iniciativa “do elite branca”. De acordo com o relatório longo da StratFor, este movimento “enfrentará o desafio de lidar com uma agenda mais específica sem alimentar acusações aos objetivos partidários. O resultado mais provável é que, apesar de seus melhores esforços, a campanha é muito política para participação da incorporação, e as companhias continuarão seus esforços silenciosamente, intermediadas através de suas associações comerciais.”



Em conseqüência desta participação da Philips na política, diversos blogueiros brasileiros estão dizendo “Cansei da Philips” e um blog chamado “Amigos do Presidente Lula” começou na última semana a incentivar seus visitantes a escrever ao escritório do desenvolvimento sustentável da Philips no endereço de e-mail: philips.sustainability@philips.com com a seguinte mensagem:

Eu compreendo que Philips Brasil está apoiando uma campanha política contra o presidente Lula Da Silva. Eu apóio nosso presidente e conseqüentemente, eu sinto que a Philips está agindo contra mim.

De acordo com o La Nacion, o movimento antigoverno que foi apoiado pela Philips acendeu o nascimento de um outro movimento e o slogan “NÓS ESTAMOS cansados” que com um pouco de ironia foi lançados pela CUT e que alista as razões pelas quais os trabalhadores estão “cansados do trabalho escravo, desvio imposto, a imprensa que faz dos protestantes criminosos, e o salário baixo”. O jornal conclui então que o movimento de protesto “Cansei” não pode esconder “o fato que a ideologia do movimento tem ligações diretas com o partido social democrata da oposição, de Fernando Henrique Cardoso, identificado com os elites do país”.

Enquanto isso alguns se perguntam quanto tempo a Philips permanecerá nesta campanha política, este humilde escritor acha que quando se trata de corporações se metendo em política, a única solução é ficar bravo

L'INQS

Blog que incita brasileiros escrever ao escritório do CSR de PhilipsBrasil:

Clique no link abaixo e vá ao final da matéria do jormal Inglês, para ler os links relacionados a matéria:

http://www.theinquirer.net/?article=41475

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração