Durante a Cúpula do Milênio na ONU, 189 países estabeleceram 8 metas para tornar o mundo melhor até 2015.
Uma delas é reduzir a pobreza à metade (comparando estatísticas de 1990 com 2015).
Pois o Brasil já conseguiu esse feito em 2005. Os dados apurados em 2005 foram analisados e estão sendo divulgados agora em 2007. Isso significa que hoje, em 2007, temos uma situação melhor ainda, pois as políticas sociais avançaram em 2006 e 2007. Os dados mais evidentes é o número de postos de trabalho gerados, a valorização do salário mínimo, e o maior alcance do bolsa-família.
Outra coisa que melhorou foi a distribuição de renda. Existe um índice chamado GINI que mede a distribuição de renda. Quando menor o valor do índice GINI, melhor é a distribuição de renda. O Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Mas essa desigualdade vem caindo ano a ano.
Outra constatação é a queda na desnutrição em crianças menores de um ano, de 10,1% em 1999 para 2,4% em 2006.
Os outros sete Objetivos do Milênio são: garantir educação básica de qualidade para todos; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
Em todos esses objetivos o Brasil apresenta avanços significativos.
Ainda há muito o que fazer. Mas esses indicadores apontam que estamos no caminho certo.
-
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração