Pages

segunda-feira, 28 de maio de 2007

É por isso que eles querem desqualificar a Polícia Federal

Depois de atingir políticos do Executivo e do Legislativo, as investigações da Operação Navalha apontam para o envolvimento do Tribunal de Contas da União (TCU), órgão responsável por fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Diálogos gravados pela Polícia Federal revelam o suposto envolvimento de ministros numa pressão para mudar pareceres do TCU e favorecer a empreiteira Gautama.

Em um diálogo gravado pela Polícia Federal, Zuleido fala com o deputado Paulo Magalhães (DEM-BA) sobre a necessidade de fazer gestões no TCU para suspender o processo que envolvia recursos da Petrobras para a Gautama. Eles conversavam sobre a possibilidade de os ministros Augusto Nardes ou o ministro Guilherme Palmeira, irmão da diretora comercial da Gautama, Maria de Fátima Palmeira, pedirem vista no processo - o que Nardes acabou fazendo.

O ministro Ubiratan Aguiar havia decidido que a Gautama deveria devolver R$1 milhão à Petrobras por descumprimento de contrato. No diálogo, Zuleido, depois de ser questionado por Magalhães sobre como vai "aquele negócio", responde: "Tamos pedindo vista. Quem deve pedir é Nardes, coisa assim, tá? Ou então o Guilherme. Agora é bom dar um pulinho lá. Olha, meu amigo, não faça mais isso". O diálogo ocorreu às 9h52m. À tarde, no mesmo dia, Nardes pediu vista do processo.

Sem controle

O TCU não dispõe de nenhum mecanismo de averiguação de conduta de seus membros. O corregedor do órgão é o ministro Guilherme Palmeira, é irmão de Fátima Palmeira, diretora da Gautama, e citado em várias conversas de integrantes da quadrilha flagrada pela PF .A PF aposta em Fátima Palmeira, a pagadora de propinas preferencial de Zuleido Veras, como a integrante da quadrilha mais passível de entregar detalhes da quadrilha em troca do benefício da delação premiada.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração