O deputado Jamil Murad (PCdoB) que teve atuação brilhante nas CPis, concedeu entrevista exclusiva com a participação dos leitores do Blog Os Amigos do Presidente Lula...Leia a entrevista.
Pergunta do leitor José Lopes: Caro Jamil Murad, acompanhei sua participação nas CPIs e você foi um dos deputados mais aguerrido na defesa do presidente Lula. Muitas vezes, mais do que os próprios integrantes do PT. O que mais lhe deixou irritado ou angustiado, com todo o carnaval show imposto pela oposição e principalmente pelos ex-parlamentares do PT?
Deputado Jamil Murad: Sempre tive claro que o objetivo central da oposição não era investigar ou esclarecer nada. A oposição se movia única e exclusivamente para desestabilizar e derrubar o governo do presidente Lula. Tanto que enfrentei uma pressão imensa para investigar as relações do senador Eduardo Azeredo, então presidente nacional do PSDB e o banqueiro Daniel Dantas. Com o governo eles eram ávidos combatentes contra a “corrupção”, mas quando os seus nomes eram envolvidos, éramos nós que estávamos desviando as investigações.
2- Pergunta do leitor Celso Campos: Deputado Jamil, gostaria de perguntar se você não desconfia que todo esse esforço da oposição de denegrir a imagem dos representantes do PT, não está diretamente ligado ao medo da ação do governo atingir os podres que há muito tempo estão encobertos, principalmente dos partidos PSDB e PFL?
Deputado Jamil Murad: Sem dúvida nenhuma, os tucanos promoveram uma verdadeira orgia com os recursos públicos nos oito anos do governo anterior e agora se autodenominam como “vestais da ética”.
3- Pergunta da leitora Raphael Teixeira - Universidade Federal do Pará - Belém - Pará : Gostaria de saber do deputado como ele acha que ficará a situação do seu partido, o PCdoB, diante da impossibilidade de se atingir a cláusula de barreiras. Existe chance de os filiados do PCdoB passarem para o PT, criando alguma coisa como uma tendência interna ao partido dos trabalhadores?
Deputado Jamil Murad: A cláusula de barreira é um instrumento de cerceamento à democracia. É um enorme engodo acreditar que os problemas no Congresso se resumem ao número de partidos, basta lembrar que a ditadura só permitia 2 partidos e nem por isso vivíamos em tempos melhores. Mas o PCdoB decidiu enfrentar nas urnas os limites impostos por esta lei. Não iremos nos incorporar a nenhum outro partido, pois um partido que enfrentou anos de clandestinidade e perseguições, pode enfrentar os problemas causados pelas restrições da cláusula. Continuaremos a travar nossa luta no parlamento e nas ruas.
4- Pergunta da leitora Sara Moura: Gostaria de saber a posição do Deputado quanto a extinção da imunidade parlamentar e em caso positivo, se ele se propõe a fazer um trabalho de base no Parlamento para sua extinção. Aliás gostaria de saber a posição recomendada do PCdoB porque aqui no Rio estou tendendo a votas para Senadora a candidata Jandira.
Deputado Jamil Murad: A imunidade parlamentar para crimes comuns já acabou, hoje não existe mais a necessidade de licença da Câmara para que se processe um deputado. A única imunidade que permanece é a do direito de opinião, pois seria impensável que um parlamentar não pudesse apresentar uma denúncia contra uma injustiça, ou contra uma atitude de um dos poderes pelo risco de ser processado pela sua opinião. Um avanço que julgo necessário é o fim do voto secreto em todas as sessões do Parlamento, pois o eleitor tem o direito de saber como votam os seus representantes. Quanto a minha companheira Jandira Feghali, acredito que ela representará o Rio de Janeiro de forma corajosa no Senado, como tem feito na Câmara dos Deputados.
5- Pergunta do leitor Wagner Parra: O Sr. encontra alguma explicação para que uma pessoa como Roberto Freire, ex-PCB , ex- companheiro de lutas passadas, tenha se aliado aos principais homens da "Direita" brasileira e se tornado um dos principais articuladores do golpe ao Governo Lula ?
Deputado Jamil Murad: Meu caro Wagner, a vida é feita por escolhas cotidianas. Estar ao lado dos que lutam pela justiça, por mais direitos para o povo, por um Brasil em que todos tenham acesso ao emprego, à saúde, à educação, nem sempre é fácil. Acredito que o deputado Roberto Freire esteja seguindo o caminho que para ele é o mais correto. Infelizmente, esse caminho, hoje, está distante dos que reafirmam a luta por essa sociedade melhor.
6-Helena Sthephanowitz: Deputado, O nosso blog denúnciou a lista de Furnas, que caiu na imprensa, a Policia Federal atestou que é verdadeira conforme notícias na mídia, no entanto nenhum parlamentar do PT teve vontade política de averiguar o caso e dar uma satisfação para a sociedade: Eu gostaria de saber se você poderia pedir a CPI da Lista de Furnas? link: http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com/
Deputado Jamil Murad: Sem dúvida nenhuma, este será um dos principais embates na próxima legislatura. Entendo que alguns parlamentares da base aliada não subscreveram apoio à mais esta CPI, pois em nenhum momento da história tivemos tantas Comissões de Inquérito funcionando simultaneamente. E as votações de temas importantes como o FUNDEB foram prejudicadas. Mas sem dúvida, iremos investigar a fundo o tucanoduto alimentado pelo caixa 2 de Furnas.
7- Pergunta do leitor: Francisco Antônio de Andrade Filho Doutor em Lógica de Filosofia da Ciência/ Política, professor titular aposentado da Universidade Federal de Alagoas:
Senhor Deputado Jamil Murad, Os clássicos da filosofia política, entre outros, Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e Rousseau, afirmaram que a segurança do poder político reside na soberania do povo. O segredo da vitória do Presidente Lula se alicerça, assim, nesta "Força do Povo". Pergunto: essa força vai garantir que ao nosso Presidente, uma profunda transformação política no Congresso Nacional? Seria uma proposta pertinente, rasgar o artigo 50 da Carta Magna, que dá privilégios exorbitantes e abusivos aos representantes constituintes do povo? Seria esse o caminho para expurgar os desmandos, não apenas dos deputados e senadores mas também de facções do Poder Judiciário?
Deputado Jamil Murad: O artigo 50 da Constituição Federal estabelece critérios para a participação de ministros em comissões do Congresso e é um avanço democrático. Nos oito anos do governo anterior os tucanos e seus aliados faziam o possível e o impossível para que os ministros não fossem convocados e nem debatessem no Congresso. É próprio da democracia o debate e a prestação de contas do executivo federal, nossa luta tem sido enfrentar o apoio dado por alguns setores da mídia a denúncias sem provas e ilações maldosas. Esta luta contra estes setores da mídia tem diversos protagonistas, pois tão importante quanto um discurso na tribuna, é um espaço como o proporcionado por este blog, que debate de forma franca e aberta as transformações que este país vem tendo com o governo do presidente Lula.
8-Helena Sthephanowitz: Deputado, tempos atrás vimos algumas passeatas contra Lula, sendo organizada por institutos que se dizem éticos, como o Transparência Brasil, cujo o conselheiro, até semana passada era o sanguessuga Emerson Kapaz, que também era o arrecadador da campanha de Alckmin e é dono do instituto de ética(Ético). Eu gostaria de saber como o senhor vê esses movimentos anti-Lula organizados por esses institutos, e mais, o senhor não acha que tem dinheiro da oposição nestes institutos?
Deputado Jamil Murad: Acho saudável, que num período democrático, os mais diversos setores da sociedade civil possam se expressar. Nós do PCdoB, que por tantos anos tivemos que atuar na clandestinidade, valorizamos muito a participação da população no debate político. Entretanto não posso deixar de me perguntar que segmentos estes movimentos representam? As fracassadas marchas contra o governo, como você bem lembrou foram capitaneadas por pessoas contra as quais pesam graves acusações de desvio de dinheiro público. O país está mudando, e os segmentos que estão perdendo seus privilégios estão reagindo, mas neste segundo mandato, as mudanças serão ainda mais profundas, e acredito que o povo estará nas ruas de novo lutando pelo presidente Lula.
9- Helena Sthephanowitz: Deputado Jamil Murad, estamos vendo nestes últimos dia, o PSDB e PFL e TSE pedindo censura da Revista Brasil, do Jornal da CUT, de programas do PT,aplicando multa, e ainda o que é pior, o presidente do tribunal, Marco Aurélio Mello, dando declarações na TV a todo momento. O senhor Deputado acredita que o Presidente Lula está sendo prejudicado por esses orgãos que se aliou a oposição, e por que?
Deputado Jamil Murad: Existem setores que preferem o atraso e a estagnação, e eles ainda tem seus representantes nas mais diversas esferas dos três poderes. Mas como diz o refrão da música de campanha do presidente Lula, “são milhões de Lulas” neste país.
10-Helena Sthephanowitz: Para finalizar deputado Jamil, o que nós, seus eleitores poderemos esperar do Deputado Jamil Murad, no congresso para o ano de 2007?
Deputado Jamil Murad: Comecei minha vida política em 1968, quando me filiei ao PCdoB, ainda na Faculdade de Medicina na USP em Ribeirão Preto. Dediquei minha vida a melhorar a vida de nosso povo através da medicina e da luta pela Anistia, pelas Diretas, no Impeachment do Collor e na eleição do presidente Lula.
Como deputado federal, ajudei o presidente Lula a aprovar projetos importantes como o PROUNI que concedeu milhares de bolsas para estudantes universitários carentes, o FUNDEB que destinou recursos para o Ensino Básico, novas universidades públicas, o maior aumento do salário mínimo dos últimos 20 anos e o fortalecimento do funcionalismo público federal com novas contratações, organização das carreiras e aumentos reais de salários, que estavam congelados há oito anos.
Tenho a convicção de que para melhorarmos nosso país é preciso avançar na aplicação de um projeto de mudanças para o Brasil, com desenvolvimento nacional, distribuição de renda, ampliação dos direitos sociais e geração de emprego, este é meu compromisso.
Muito obrigada Deputado, por nos conceder essa entrevista, obrigada por sua gentileza, e saiba que meu humilde blog está a sua disposição para sua campanha, Nós esperamos vê-lo reeleito e esperamos ver novamente sua brilhante participação na CPIs .
Jamil Murad é médico, deputado federal pelo PCdoB/SP e candidato a reeleição
Helena
0 Comentários:
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração