Pages

sábado, 4 de agosto de 2018

Imprensa internacional repercute anúncio da candidatura de Lula



O anúncio da candidatura de Lula para a presidência do Brasil, feito neste sábado (4) durante a convenção do Partido dos Trabalhadores, teve grande repercussão na imprensa internacional. Jornais de vários países relataram e comentaram a decisão de PT de manter o ex-chefe de Estado na corrida eleitoral do mês de outubro.

O jornal norte-americano New York explica que Lula foi oficialmente nomeado para representar o partido “mesmo se ele está na prisão”. O diário também relata que Lula, “que lidera as pesquisas de opinião”, não pôde comparecer à convenção, mas se dirigiu aos participantes por meio de uma carta que apresenta um “tom desafiador”.

A mídia internacional, como a rádio France Info, também se interessou pelo discurso da presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que anunciou a decisão como sendo "a ação mais confrontadora que fazemos contra esse sistema podre "

O britânico The Guardian também ressalta a popularidade do petista, relatando que, segundo as pesquisas, “os eleitores estariam dispostos a apoiar outro candidato do PT caso Lula seja impedido de concorrer”. Mas o jornal lembra que “ainda não está claro quem poderia substituir o ex-presidente” na corrida eleitoral.

Cenários possíveis

O vespertino francês Le Monde tenta prever o que vai acontecer nos próximos dias. “Mesmo se o PT nega estar preparando um plano B (...), nos bastidores o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad já está a postos para substituir a candidatura de Lula”.

O canal de televisão francês France 24 explica que se Haddad for escolhido como vice-presidente, esse seria um sinal forte enviado pelo PT. “Mas analistas pensam que o partido poderá escolher uma personalidade menos emblemática para apagar os indícios e reafirmar que não há plano B” para a candidatura de Lula.; A manchete no jornal Italiano la Repubblica: Lula: 'Eu também sou candidato da prisão e você verá que o Brasil renascerá comigo'

 E o TelesurTV, dá destaque para a candidatura de Lula com a manchete, PT oficializa candidatura de Lula: "É a esperança de mudar o Brasil" e ainda publica um trecho do discurso da presidenta Dilma;  "Temos que estar unidos porque vamos enfrentar uma luta muito importante", disse Dilma Rousseff.


0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração