Pages

quarta-feira, 11 de julho de 2018

No Google, as buscas sobre Lula cresceram 5.000%. No Twitter, Lula preso político tem 1,53 milhão de menções



A jornalista Clarissa Stycer assina nota veiculada no blog do Lauro Jardim, jornal O Globo, dando conta que no último domingo (08/07), dia da confusão da justiça no país com a concessão da soltura de Lula, o nome do ex-presidente bombou geral no Google. Veja os números:

Além de ter monopolizado o Twitter, a notícia atingiu números impressionantes no Google.

De um dia para o outro, a quantidade de buscas sobre Lula no portal aumentou em mais de 5.000%. “Lula” foi o termo com maior crescimento em pesquisas no Google entre sábado e domingo no país.

Veja os assuntos mais procurados entre 7 e 8 de julho:

Lula — Mais de 5000%
Lula solto — Mais de 5000%
Lula livre — Mais de 5000%
Sergio Moro — Mais de 5000%
Lula vai ser solto quando — Mais de 5000%
Últimas notícias do Lula — Mais de 5000%
Caso Lula — Mais de 5000%
Presidente Lula — 4.323%


Lula preso político tem 1,53 milhão de menções no Twitter

Cerca de 60% dos perfis que participaram da discussão manifestaram apoio a Lula

Desde a prisão, no começo de abril, o debate sobre Lula, que ganhou status de preso político pela Fundação Internacional de Direitos Humanos, apresentava progressiva diminuição de volume conforme passavam as semanas e mudavam os atores de foco nas discussões eleitorais. As sucessivas ordens judiciais em relação ao ex-presidente no último domingo romperam o percurso de queda da presença do petista no centro dos debates políticos do país, reconduzindo tanto Lula quanto o poder Judiciário (e o juiz Sérgio Moro) ao palco principal de atenção das redes sociais.

De 10h deste domingo às 11h desta segunda, o impasse sobre a situação de Lula (se ainda preso ou solto) gerou 1,53 milhão de menções no Twitter, equiparando-se ao impacto do debate sobre o ex-presidente quando, em 5 de abril, o Supremo Tribunal Federal rejeitou o seu pedido de habeas corpus— entre 4 e 8 de abril, a média diária de referências a Lula foi de 956 mil tuítes.

Novamente condutor da polarização política e dos subtemas engajados pelos grupos que se articulam na rede social, o ex-presidente agregou em seu apoio mais de 60% dos 336.331 perfis que participaram da discussão. Houve forte atuação da militância petista e de atores, celebridades e influenciadores, que lidaram com as rápidas reviravoltas do assunto de forma irônica em relação à Justiça, destacando suposta parcialidade do Judiciário em relação a Lula e a falta de legitimidade das instituições democráticas.

É importante destacar que outros dois núcleos, em que estão presentes publicações dos demais grupos pró-Lula, também participaram do debate com piadas e sátiras à situação política do país, dos poderes, da democracia e com foco específico em Moro e em integrantes. Dentre os principais núcleos que interagiram entre domingo e segunda, cinco manifestaram posição favorável a Lula. Um grupo, o maior sobre o debate, congregou 29,9% dos perfis e reuniu piadas, sátiras a Moro e ao Judiciário e exortações à libertação do ex-presidente, com perfil não  alinhado ao PT, mas sim à esquerda e com a presença de atores petistas e de outros partidos do mesmo espectro político. O núcleo de militância do PT, com os dirigentes, parlamentares e nomes de relevância do partido reuniu 11,6% dos perfis.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração