Pages

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Doria usa 70% dos contratos do Corujão firmados na gestão Haddad e Kassab e até lei criado por Lula



A gestão João Doria (PSDB) utilizou contratos assinados por seus antecessores Gilberto Kassab, do PSD, e Fernando Haddad (PT) em 69% dos exames particulares de sua principal vitrine de mandato, o Corujão da Saúde. Os números, da Secretaria Municipal da Saúde, foram obtidos no dia 28 de abril pelo UOL com base na Lei de Acesso à Informação.

Segundo os documentos liberados para a reportagem, 438.374 exames haviam sido feitos pelo programa até o dia 25. Destes, 340.667 foram realizados pela rede municipal e 97.707 pela particular, por meio de convênios firmados pela prefeitura.

No lançamento do Corujão, o prefeito deu ênfase aos exames feitos na rede privada, que ajudariam a zerar a fila de 485 mil pacientes.

Em evento no dia 21 de fevereiro, em Nova Lima (MG), Doria afirmou que, “até ontem (20/2), já fizemos 171 mil exames em hospitais privados”. Os dados divulgados até 25/4 pela prefeitura em unidades particulares equivalem a apenas 57% desse número.

O tucano também fala, na mesma ocasião, que 44 hospitais foram colocados no mutirão e que, naquele momento, o programa já estava com 50 credenciados. A lista dos hospitais particulares, no entanto, inclui 47 unidades –cinco apenas da rede Dr. Consulta. Até o dia do evento em Nova Lima, apenas 27 hospitais que aparecem na atual lista da Secretaria Municipal da Saúde tinham contrato em vigor.

Lançado pelo prefeito em 10 de janeiro, o primeiro termo de adesão ao programa foi assinado somente em 7 de fevereiro, com o hospital e maternidade Santa Joana. Dos exames na rede particular, 69,3% foram feitos em hospitais e laboratórios cujos convênios foram firmados em gestões anteriores –2 na de Gilberto Kassab e 23 na de Fernando Haddad. Essas unidades fizeram 67.746 exames. Doria firmou 14 convênios, com 25.438 pessoas avaliadas. Em duas unidades –o hospital São Luiz Gonzaga e o Imedi (Instituto de Medicina Diagnóstica)–, a data em que os convênios foram firmados não foi informada pela secretaria.

A prefeitura não respondeu, no documento, se havia termos aditivos aos contratos firmados nas gestões anteriores. O hospital Santa Marcelina e o laboratório Lavoisier, que estavam entre os anunciados no lançamento do programa, não constam na lista das unidades com exames realizados.

A Santa Casa de Santo Amaro foi o hospital fora da rede municipal que mais realizou exames no período: 23.844. O ambulatório do SUS do Instituto Sírio-Libanês fez no período 13.921.

A maior parte desses exames utilizaram a lei federal que rege a pareceria entre órgãos públicos e os hospitais filantrópicos, firmada em 27 de novembro de 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Esses convênios do Proadi (Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde) serviram para que Doria adiantasse os exames do Corujão.Informações Uol Leia: Jantar 'secreto' de FHC e Cármen Lúcia levanta dúvidas sobre isenção do tribunal

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração