Pages

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Renan chama ministro da Justiça de “chefete de polícia”



O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), fez duras críticas ao Governo Federal e à Justiça, no caso das prisões de agentes da Polícia Legislativa pela Polícia Federal na última sexta-feira (21). Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (24), Renan chegou a dizer que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, se comporta "no máximo", como um "chefete de polícia".

"O ministro da Justiça não tem se portado como ministro de Estado. No máximo, tem se portado como um chefete de polícia", afirmou o presidente do Congresso.

Irritado com vazamentos que teriam vindo do Planalto de que teria "pedido a cabeça de Moraes", Renan Calheiros disse que o ministro da Justiça comporta-se "falando mais do que devia, dando bom dia a cavalo".

Renan questionou a ação do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal, no Distrito Federal, que ordenou também a suspensão das atividades funcionais dos acusados. O senador disse que questionará no Supremo Tribunal Federal "o limite entre os Poderes". Para ele, somente o STF poderia autorizar uma operação da Polícia Federal no Senado, não um "juizeco de primeira instância". Renan disse que um "juizeco" de primeira instância não pode autorizar a ação na Casa.

"Um juizeco de primeira instância não pode, a qualquer precipitação, autorizar uma ação em outro Poder", disse Renan. "Estou repelindo essa invasão". Ele rebateu críticas ao alegado poder da Polícia Legislativa por parte dos apoiadores da ação da PF e destacou que "a Polícia do Senado não é invenção de ninguém, como tentam aparentar. É constitucional. De 2013 a 2016, foram 17 varreduras em residências de senadores, a pedido. Fazer varredura para detectar grampos ilegais, a pedido dos senadores, é rotina", argumentou. Renan disse inclusive, que o Senado já emprestou equipamentos para a Polícia Federal. "Essa atividade, além de regulamentada no Senado Federal, é uma atuação rotineira. A Polícia Federal, por exemplo, já pediu emprestado esses equipamentos do Senado para fazer varredura em suas instalações", afirmou o peemedebista

Relação de varreduras entre 2013 e 2016

Confira a relação de varreduras oficiais realizadas pela Polícia Legislativa do Senado entre 2013 e 2016, de acordo com a assessoria de Renan Calheiros:

2013

Eunício Oliveira (PMDB-CE)

Vital do Rêgo (PMDB-PB)

Vicentinho Alves (PR-TO)

Magno Malta (PR-ES)

2014

Vital do Rêgo (PMDB-PB)

Liderança do PTB

Lobão Filho (PMDB-MA)

Vital do Rêgo (PMDB-PB)

Gleisi Hoffmann (PT-PR)

Ciro Nogueira (PP-PI)

Luiz Fernando Bandeira de Mello (Secretaria da Mesa Diretora do Senado)

Fernando Collor (PTB-AL)

2015

Tasso Jereissati (PSDB-CE)

Fernando Collor (PTB-AL)

Ivo Cassol (PP-RO)

Omar Aziz (PSD-AM)

Ilana Trombka (Diretoria Geral do Senado)

Magno Malta (PR-ES)

Ciro Nogueira (PP-PI)

Álvaro Dias (PSDB-PR)

José Sarney (PMDB-AP)

Ciro Nogueira (PP-PI)

Raimundo Lira (PMDB-PB)

Gleisi Hoffmann (PT-PR)

Câmara dos Deputados *cumprimento no gabinete e residência oficial do presidente da Câmara

2016

Liderança do PDT

Renan Calheiros (PMDB-AL) *cumprimento no gabinete do Ministro Bruno Dantas (TCU)

Simone Tebet (PMDB-MS)

Aloysio Nunes (PSDB-SP)

Waldemir Moka (PMDB-MS)

Gleisi Hoffmann (PT-PR) *cumprimento em Curitiba

1 Comentários:

redomona disse...

Um juizeco de primeira instância instalou-se no Paraná e comete as maiores injustiças e ninguem faz nada, outro juizeco manda fazer a varredura, o que desagrada os presidentecos no Brasil sob ditadura!! O circo está armado no Brasil!! Volta Lula,nos tira das mãos destes insanos e corruptos!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração