Pages

sábado, 8 de outubro de 2016

Debate RJ: Freixo venceu Crivella porque convenceu que será melhor prefeito.



Resultado final do debate no segundo turno para prefeito do Rio na TV Bandeirantes: Freixo (Psol) venceu porque convenceu que será melhor prefeito e que é forte candidato a ganhar. Crivella perdeu porque saiu abalado em seu favoritismo (nas pesquisas atuais) .

Resumo: Ao elogiar Freixo pessoalmente praticamente o tempo todo, ao concordar com Freixo em diversas respostas e ao perder de Freixo nas respostas onde divergiram, Crivella (que hoje está na frente nas pesquisas) colocou Freixo, no mínimo, do tamanho dele.

Freixo saiu maior do que entrou no debate, e Crivella não convenceu ser melhor candidato do que o adversário. Pode não ser perceptível ainda imediatamente nas pesquisas, até porque a audiência do debate na Band não é alta. Mas a repercussão de debate se alastra por dias e acabarão chegando às pesquisas.

Vamos agora a alguns detalhes:

Ambos os candidatos procuraram se mostrar propositivos, mantiveram um nível elevado e os ataques de um ao outro se limitaram a críticas e divergências de opinião e de pontos de vista, sem desconstruir um ao outro.

Olhando superficialmente parece que deu empate. Mas aprofundando Freixo venceu, pelos motivos abaixo.

Freixo foi bem melhor no conteúdo, mostrando mais consistência e comprometimento com o que defende, mas se comunicou mal em algumas respostas no início, ao falar uma linguagem mais acadêmica do que para o eleitor do povo que ainda não decidiu votar nele.

Na primeira resposta, ele falou sobre educação e só foi bem compreendido pelos trabalhadores da área já engajados. Para a população em geral, dizer que reunirá estes trabalhadores para ouvi-los e fazer uma mobilização em torno da educação, sem dizer com mais profundidade as transformações que pretende fazer e que estão em seu programa de governo, tais como ampliar o horário integral, melhorar o salário do professor, etc, não convence novos eleitores a votar nele. Mais tarde, quando ele voltou ao tema, aí foi melhor, falando no que fazer para devolver a alegria de estudar e ensinar nas escolas. Juntou emoção com objetivos, em uma linguagem que o povo todo entende melhor.

Crivella foi melhor na forma, ao simplificar as respostas, insistir repetitivamente em temas como compras governamentais em comunidades, mas foi raso e escorregou ao enrolar e ainda cair em contradição em algumas respostas. Disse que não ia tratar professores com spray de pimenta como fez o PMDB, mas Freixo o desmontou lembrando que os vereadores do PRB, partido de Crivella, não só apoiaram política do spray de pimenta do PMDB, como reprimiram e votaram contra os professores na Câmara municipal.

E mesmo Crivella ganhando no quesito melhor comunicador, Freixo ganhou no quesito credibilidade e maior competência.

Em uma pergunta de um telespectador se iria subir a passagem de ônibus no ano que vem, Crivella enrolou, mais se limitou a dizer que seguiria a planilha de custos justa e falar abobrinhas. Freixo matou a pau, quando disse que o próprio Tribunal de Contas do Município (TCM) diz que a passagem deveria estar em R$ 3,30 em vez de R$ 3,80. Disse que a passagem subiu 77% enquanto a inflação foi de 55% durante o governo de Eduardo Paes. Por isso ele se comprometeu a reduzir quando for eleito. Nessa resposta Freixo mostrou ter mais conhecimento e ser melhor administrador do que Crivella.

Outra resposta em que Freixo venceu por larga margem Crivella foi na questão do funcionalismo. Crivella insiste no discurso neoliberal de redução de secretarias e do funcionalismo como sinônimo de eficiência administrativa. Freixo disse que não é imitando Temer que se aumenta a eficiência, é colocando gente competente para aumentar a eficácia dos serviços públicos. Disse que o TCM também apurou que um funcionário terceirizado em OS's (Organizações Sociais) e sem concurso, custa até quatro vezes mais do que um funcionário de carreira da prefeitura. Ali Freixo se diferenciou como melhor administrador.

Na maioria das respostas Freixo se saiu melhor. Mas a vitória foi também na estratégia.

Hoje, Crivella está na frente nas pesquisas. Seu objetivo não era angariar mais votos. Era apenas não perder as intenções de votos atuais. Daí jogar na retranca e procurar esfriar o jogo o tempo todo.

Só que Freixo é alvo de uma campanha de baixaria e boatos falsos na internet do tipo daquelas contra Lula e Dilma. Precisou até criar o site averdadesobrefreixo.com.br para desmentir. Freixo aproveitou o debate para encantoar Crivella, perguntando sobre a baixaria de sua militância. Crivella tentou minimizar, mas foi obrigado a desautorizar a boataria. Xeque mate de Freixo.

1 Comentários:

Robson disse...

De modo geral Freixo se saiu melhor.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração