Pages

terça-feira, 17 de maio de 2016

Jornal Le Monde diz que Temer fracassou na estreia


“Após dispensar Dilma o novo governo brasileiro não seduziu” é o título da matéria
 Nesta segunda-feira (16) o site do jornal Le Monde, publicou uma matéria com um balanço dos primeiros passos de Michel Temer. O jornal francês considera que o novo governo não seduziu os brasileiros. Temer fracassou na estreia, diz a matéria intitulada "Após dispensar Dilma Rousseff o novo governo brasileiro não seduziu".

Le Monde começa o texto pela primeira nota oficial do novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, com um safanão nos governos de esquerda da América Latina que denunciaram um mal funcionamento das instituições democráticas no Brasil.

Segundo a reportagem,  o afastamento da presidente Dilma e o processo de impeachment no Senado suscitam preocupação na região. O presidente argentino, Mauricio Macri, de centro-direita, também está com receio da instabilidade política no Brasil

As primeiras medidas anunciadas por Temer deixam qualquer um perplexo, observa o editorial do Le Monde: um ministério sem mulheres; a extinção da pasta da Cultura, reduzida a uma secretaria de Estado; e sete ministros citados em inquéritos judiciais, sendo esta última a mais preocupante. De acordo com o Monde, antes de tomar posse, Temer tentou oferecer o posto de ministro da Ciência a um inventor, em referência ao presidente nacional do PRB, o bispo licenciado da Igreja Universal Marcos Pereira, depois substituído por Gilberto Kassab (PSD).

A análise do Le Monde ainda conclui que, se cada país decidisse afastar do poder nas democracias modernas, dirigentes incompetentes ou impopulares, sobrariam poucos políticos no poder. Sobre a nova equipe, o governo Temer carrega a marca da continuidade e do conservadorismo, com raposas velhas no ministério, que participaram de todos os governos recentes, de Fernando Henrique Cardoso a Dilma Rousseff, passando por Lula.

Para ler matéria original na íntegra, clique aqui

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração