Pages

sábado, 24 de outubro de 2015

Cerco à Petrobras detonou PIB em 2015



Corte dos investimentos da estatal responde por 2,1 pontos da queda prevista de 2,44%

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que o Brasil precisa de crescimento já. Mas para isso, é preciso chegar a um Orçamento de 2016 robusto, que dê a tranquilidade necessária para os negócios no país voltarem a crescer.

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do próprio Ministério da Fazenda mostra que o caminho é outro. Estudo divulgado no final da noite desta quarta-feira mostra que a redução do plano de investimentos da Petrobras em quase 40%, em 2015, é o principal fator para o encolhimento da economia brasileira neste ano.

Segundo a SPE, a redução do plano de investimento da Petrobras provocará a redução do PIB em 0,6 ponto percentual, apenas por meio dos efeitos diretos. Os efeitos indiretos (sobre fornecedores e empresas relacionadas à indústria de petróleo) e a queda na renda da população afetada acrescentam 1,7 ponto percentual à retração.

Caso seja incluído o impacto dos investimentos que deixaram de ser realizados pelas empreiteiras, o efeito negativo sobre a economia sobe para 2,1 pontos percentuais. A SPE prevê retração de 2,44% do PIB em 2015. Os investimentos da estatal foram reduzidos de US$ 37,1 bilhões, em 2014, para US$ 25 bilhões, este ano.

Levy, que participou de reunião do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), afirmou que o “equilíbrio macroeconômico facilita as condições gerais de financiamento da economia”. O ministro disse ainda que novas tecnologias na área de desenvolvimento sustentável são uma oportunidade para o crescimento do país. Monitor Mercantil

1 Comentários:

jorge disse...

Canalha essa tucanaiada sabotando o país para ganhar no tapetão

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração