Pages

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Aloysio Nunes e Aécio Neves, cancelam reunião após Unasul defender Dilma contra o impeachment


O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), cancelaram a reunião que teriam na quarta-feira, 14, com o secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper.

O motivo do cancelamento, segundo Aloysio, foram as manifestações do secretário-geral, na última terça-feira, em defesa da presidente Dilma Rousseff e contra o impeachment.

"A posição de Unasul é muito clara: a presidente pode e deve terminar o seu mandato", disse o secretário-geral, na ocasião.  Dilma é uma pessoa honesta e que foi eleita constitucionalmente.

Ao jornal Valor, Samper afirmou que a entidade acionará uma cláusula democrática caso a presidente seja cassada pelo Congresso Nacional. Existe uma cláusula democrática que prevê que a Unasul deve intervir para evitar que, de uma maneira brusca, se altere a ordem constitucional".

"A declaração dele (Samper) foi inadequada. Ele fez coro com outros presidentes irmãos de fé da presidente Dilma como Cristina Kirchner (Argentina), Ariel Ortega (Nicarágua), Evo Morales (Bolívia), e Nicolás Maduro (Venezuela), sempre repetindo o mesmo mantra, que a preservação do mandato da presidente Dilma contra o impeachment é sinônimo da preservação da democracia e respeito à Constituição no Brasil", disse Aloysio Nunes. "Vêm nos dar lição de democracia quando não abrem a boca pra falar sobre a tirania venezuelana", afirmou o tucano.

Em visita oficial ao Brasil nesta semana e após reunir-se com Dilma, Samper afirmou que o bloco regional é contra o afastamento da presidente e que ela tem legitimidade para terminar o mandato.

"A posição de Unasul é muito clara: a presidente pode e deve terminar o seu mandato, disse o secretário-geral, na ocasião.  Dilma é uma  pessoa honesta  e que foi  eleita constitucionalmente.

Ao jornal Valor, Samper afirmou que a entidade acionará uma cláusula democrática caso a presidente seja cassada pelo Congresso Nacional. "Existe uma cláusula democrática que prevê que a Unasul deve intervir para evitar que, de uma maneira brusca, se altere a ordem constitucional".

Aécio Neves também considerou a manifestação de Samper imprópria. Para o presidente nacional do PSDB, se opor ao pedido de impeachment é um desrespeito para com as instituições brasileiras.

"Apostar em um desfecho agride as instituições nacionais, como o Tribunal de Contas, o Tribunal Superior Eleitoral e o Superior Tribunal Federal, que são suficientes para lidar com as crises que o país atravessa."

A reunião dos senadores com Samper havia sido marcada pelo Itamaraty, já que Aloysio Nunes também é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. "Diante dessas declarações, não vemos mais sentido nessa reunião. Ele está de um lado e nós de outro em matéria de liberdade e democracia", disse Aloysio.

A Unasul, foi criada em 2008 para fortalecer as relações políticas, comerciais, culturais e sociais dos 12 países da América do Sul.(Agência Reuters)

8 Comentários:

Arivaldo Mendonça disse...

Dilma Rousseff.
Extraordinária.
Ordem e progresso!.

Unknown disse...

Aos poucos a verdade vai aparecendo, mesmo que a midia e políticos golpistas não queiram. Já cantava Guilherme Arantes: "amanhã será um lindo dia..."
Viva a DEMOCRACIA!

Unknown disse...

Não pode de forma alguma que rami rami de perdedor, que quer assumir o poder na marra vire pauta internacional. Em qualquer país sério no mundo esses caras já estariam presos pela baderna, por tumultuar a ordem pública, pelo caos que estão provocando na economia do país em não votarem as leis de ajustes que estão lá há mais de 60 dias. Projetos pessoais não podem sobrepor às leis, aos interesses nacionais e aos interesses da América do Sul. A postura dos dirigentes da UNASUL foi absolutamente responsável e sensata.

Unknown disse...

Parabéns guerreira Dilma estarei com vc até bebaixo dágua

nilda disse...

O que a "trupe do golpe" iria fazer nessa reunião, pensavam em conquistar apoio?São seres ridículos estes dois! só vai gargalhando mesmo!!!!

Unknown disse...

Nossa querida Presidente Dilma, é uma politica decente no meio dos lobos vorazes...que Deus lhe dê forças, pois precisamos muito dela.

Unknown disse...

Viva nossa presidente honesta, decente; que Deus a livre dos abutres que a cerca!!!

Unknown disse...

Os dois lamentáveis políticos do PSDB devem se preocupar em esclarecer os escândalos e as acusações que pairam sobre eles, e que, estranhamente, o Juiz Moro, só ele, não consegue enxergar.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração