Pages

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Senado proíbe doação de empresa a políticos



Os senadores decidiram nesta quarta-feira que as empresas e demais pessoas jurídicas não podem mais doar dinheiro aos candidatos e aos partidos políticos. Em contrapartida, as pessoas físicas estão autorizadas a contribuir até o limite do total de rendimentos tributáveis do ano anterior ao repasse dos recursos. O resultado da votação foi apertado (36 votos favoráveis e 31 contrários) e muito comemorado pelos senadores que defenderam a proposta.

“O PT defende o financiamento público exclusivo de campanha, mas votamos a favor da emenda, porque consideramos que esse já é um passo para corrigirmos os vícios que temos visto ao longo dos anos”, afirmou a senadora Fátima Bezerra (PT-RN). A maior parte dos oposicionistas se manifestou contrário à proposta. “Não vamos confundir sinais dizendo que doação legal com transparência é o mesmo que extorsão contra o empresariado”, disse o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Essa votação faz parte do debate sobre o PLC 75/2015, votado pelos deputados e que altera regras eleitorais, partidárias e políticas.

1 Comentários:

Ricardo disse...

Excelente notícia! Financiamento privado de empresas somente tem servido para piorar cada vez mais o Congresso, em eleições cada vez mais caras e dominadas pelo poder econômico. Talvez as coisas comecem a melhorar de agora em diante na política do país.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração