Pages

domingo, 7 de junho de 2015

Lula abre Conferência da ONU em Roma



O ex-presidente Lula abriu neste sábado (06), em Roma, a 39ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Na ocasião foi reeleito como diretor-geral da entidade o brasileiro José Graziano.

A fala de abertura é conhecida desde 1958 como Conferência McDougall e foi instituída em homenagem a Frank L. McDougall, um dos fundadores da organização.

Também participaram da cerimônia o presidente da Itália, Sergio Mattarella, a presidente do Chile Michelle Bachelet, o presidente do Mali, Ibrahim Keita, além de representantes dos 194 países membros da entidade.

Em seu discurso, o ex-presidente citou outro brasileiro que colaborou com a FAO, o médico Josué de Castro, que estudou o problema da fome no mundo, e que cunhou a frase "fome e guerra são, na realidade, criações humanas".

Lula lembrou que 12 anos atrás havia 11 milhões de famílias na extrema pobreza no Brasil. E falou dos avanços feitos no combate à fome e miséria desde 2003, quando foi assumida essa luta como prioridade de governo. "Estamos vendo crescer a primeira geração de brasileiros que não conheceram o drama da fome". E que o exemplo brasileiro mostra que "é possível superar a fome". Para isso é necessário incluir os pobres no orçamento público, e não tratá-los como estatística, mas como seres humanos.

O ex-presidente citou a reunião, promovida pela FAO, Instituto Lula e União Africana em Adis Abeba (Etiópia), em 2013, quando foi assumido o compromisso de erradicar a fome na África até 2015. Compromisso este que foi confirmado pela Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana da União Africana em 2014.

Crítica à imprensa 

Lula criticou setores da imprensa e da sociedade brasileira que tiveram preconceito contra programas de transferência de renda. "Eu nunca pensei que dar comida aos pobres causasse tanta indignação." O tempo mostrou, com os resultados na melhoria das condições sociais, que os críticos estavam errados.

O Programa Luz Para Todos, criado pela presidente Dilma Rousseff quando era ministra, foi explicado para os diplomatas presentes.

Além do desenvolvimento econômico trazido, o programa enfim permitiu que uma mãe tivesse o direito de ver seu filho dormindo, que uma criança tivesse o direito de estudar com o mínimo de conforto em sua casa.

O ex-presidente também homenageou em sua fala três pessoas pelo papel que tiveram no combate à fome no Brasil: José Graziano, diretorgeral da FAO; Patrus Ananias, ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e atual ministro do Desenvolvimento Agrário, e a ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campello.

"Repartir o pão é o primeiro passo para construir a paz" foi a mensagem final do discurso do presidente para a Conferência.(Com Instituto Lula)

1 Comentários:

Unknown disse...

Bem que esta informação poderia ter sido matéria no Jornal Nacional, era não?

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração