Pages

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Brasil impressiona em evento de óleo e gás e deve atrair investidores


O Brasil deixou uma boa impressão na edição deste ano da Offshore Technology Conference (OTC), em Houston. O interesse de empresas estrangeiras no mercado brasileiro surpreendeu a delegação nacional presente na principal feira mundial de exploração e produção marítima de petróleo.

Na avaliação do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP), os principais motivos foram as sinalizações dadas pelo governo, no papel do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, de que as regras de conteúdo local e do papel de operador único da Petrobras no pré-sal poderão ser revistas. Também contribuiu o fato de a estatal ter recebido o prêmio na feira pelo sucesso tecnológico no desenvolvimento da produção no pré-sal.

"A sinalização de expectativa de melhoria dos termos e condições do ambiente regulatório brasileiro é o que tem causado mais interesse", disse João Carlos de Luca, conselheiro do IBP.

A maioria dos eventos na OTC relativos à Petrobras ou ao mercado petrolífero brasileiro teve ocupação total.

O segundo escalão da Petrobras teve uma agenda intensa em Houston, para estimular fornecedores estrangeiros a instalarem bases de produção no país. Nas suas apresentações, o assessor da presidência da Petrobras para Conteúdo Local, Paulo Alonso, repetiu que há oportunidades abundantes de negócios no mercado petrolífero do país. Ele também disse que o interesse das empresas estrangeiras superou as suas expectativas.

Para Bruno Musso, superintendente da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), mesmo que a Petrobras reduza sua expectativa de investimentos para os próximos anos, ainda assim representará uma grande demanda para a cadeia de óleo e gás. "O Brasil ainda é um grande chamariz de interesse das empresas", disse.

Pesou positivamente a divulgação das áreas e dos detalhes da 13ª Rodada de Licitações de blocos exploratórios feita pela diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard. No encontro, a executiva também apresentou potenciais áreas a serem ofertadas nos próximos leilões no modelo de partilha, os leilões do pré-sal.

1 Comentários:

sergio m pinto disse...

E a oposição pensa em "brilhar" com ações contra o Pré Sal:

http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Ofensiva-legislativa-do-PSDB-quer-acabar-com-modelo-de-partilha-do-Pre-Sal/4/33452

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração