Pages

terça-feira, 17 de março de 2015

Datafolha comprova: só deu coxinha abastado na Av. Paulista.

"A mais recente onda de protestos, entretanto, é de um grupo mais velho, mais branco e mais rico, reunidos após uma grande cobertura antecipada da grande mídia" - Jornal inglês The Guardian
Os números do Datafolha sobre o perfil dos manifestantes da Av. Paulista confirma o que vimos nas fotos e que a imprensa internacional noticiou: só deu coxinha na Av. Paulista.

Mais de 20 SM     19% x 14%   Até de 3 SM

Foi mais gente que ganha acima de 20 salários mínimos (SM) do que quem ganha abaixo de 3 (19% X 14%).

A maioria mais rica persiste quando comparamos acima de 10 SM com até 5 SM:

Mais de 10 SM    41% x 29%    Até 5 SM

Os outros 27% declararam ganhar entre 5 e 10 SM.

Detalhe: não sei como foi feita a pergunta do Datafolha nem se entrevistado entendeu corretamente na hora de responder, mas desconfio que muita gente que declarou ter renda mais baixa não se referia à renda familiar. Por exemplo: um estudante estagiário que vive em uma família de alta renda pode dizer que ganha 2 SM em seu estágio.


Outras curiosidades:

82% (4 em cada 5 manifestantes) votaram em Aécio (o resto o Datafolha não disse, mas deve ter anulado).

77% (3 em cada 4 manifestantes) avaliaram o Congresso como ruim ou péssimo.

96% (4 em cada 4 manifestantes) avaliaram o governo Dilma como ruim ou péssimo.

A diferença fica próxima dos 27% (1 em cada 4 manifestantes) de declararam ter ido na manifestação pelo "impítmam".

Significa que, mesmo entre os coxinhas, há uma consciência de que é necessária uma reforma no sistema político e de que só tirar Dilma da presidência não resolve.

Essa rejeição que se extendeu ao Congresso explica algumas declarações cautelosas de vários líderes da oposição e dissidentes da base governista.

A pesquisa é uma ducha de água fria na oposição e para a TV Globo, porque o povão não foi, e mesmo quem foi está tão insatisfeito com o Congresso Nacional queridinho da Globo como está com Dilma.

A Folha ficou devendo publicar o que os manifestantes acham do governo Alckmin? Será que "esqueceria" de perguntar ou os resultados vieram ruim para o tucano?

Em tempo: Não devemos subestimar os coxinhas e os suiçaleiros, porque eles avançaram e se não nos mobilizarmos também pelas nossas pautas, como a reforma política popular, eles avançarão cada vez mais.

Porém, o que me chamou mais atenção e foi mais preocupante são os 26% de manifestantes que foram na passeata dos trabalhadores no dia 13 e que consideram o governo Dilma ruim ou péssimo. Também é preocupante os 27% destes manifestantes que estão acreditando no que disse a capa da Veja da véspera das eleições, sem compreender como funciona a infiltração de corruptos nas estruturas do estado, à revelia do governante.

1 Comentários:

Ricardo disse...

Como até hoje não surgiu nenhum instituto da sociedade civil e dos movimentos populares capaz de realizar pesquisas e, nem mesmo, um simples levantamento estimativo de público em manifestações de rua, o que se faz apenas fotografando a aglomeração do público e calculando a área ocupada pelo número de pessoas por m2, continuamos reféns do datafolha e seus números manipulados. É óbvio que o datafolha reduziu o público do dia 13 e aumentou o do dia 15.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração