Pages

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Vem pra posse, vem! :Posse de Dilma terá presença de pelo menos 70 autoridades estrangeiras


A posse da presidente Dilma  contará com a presença de pelo menos 44 altas autoridades estrangeiras no dia 1º de janeiro. Encabeça a lista, obtida pelo Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden; o vice-presidente da China, Li Yuan Chao; e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

A maioria dos convidados são da América do Sul. José Mujica, atual presidente do Uruguai, virá a Brasília acompanhado de seu sucessor, Tabaré Vázquez, eleito presidente na eleição de novembro. Confirmaram presença a presidente do Chile, Michelle Bachelet, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o líder paraguaio Horácio Cartes e secretário-geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper. A Colômbia será representada pelo vice-presidente Angelino Garzón e a Argentina pelo vice-presidente Amado Boudou, já que a presidente Cristina Kirchner lesionou o tornozelo e está impedida de viajar.

Da Europa virão o vice-chefe de governo da Rússia, Alexander Torshin, o vice-primeiro ministro de Portugal, Paulo Portas, e o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven. Integra a lista dos convidados estrangeiros a diretora-geral da Unesco, Irina Bokova.

Programação

O roteiro da cerimônia de posse prevê o início da solenidade às 14h40, com a chegada da presidente Dilma à Catedral Metropolitana de Brasília, de onde seguirá o restante do trajeto no Rolls Royce presidencial. Para as 15 horas está marcada a cerimônia de compromisso constitucional no Congresso Nacional e às 16h20 ela subirá a rampa do Palácio do Planalto. Dez minutos depois está previsto o pronunciamento ao público no Parlatório, em frente À Praça dos Três Poderes.

Pela programação do cerimonial, às 17 horas a presidente receberá os cumprimentos dos chefes e vice-chefes de Estado e de governo no salão leste do Palácio. Na sequência, às 17h30, fará a nomeação dos ministros no salão nobre e às 18h15 participará da fotografia oficial do novo governo no salão oeste. O último evento da posse será a recepção dos convidados no Palácio do Itamaraty, às 18h30.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração