Pages

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sem mandato ou bancada, Marina faz oposição virtual


Enquanto articula a criação da Rede, candidata derrotada do PSB enfrenta limites impostos pela conjuntura
 
 Marina Silva (PSB), terceira colocada nas eleições presidenciais deste ano, tem encontrado dificuldades em se reposicionar politicamente.

Apesar de ter retomado a criação do seu novo partido, a Rede Sustentabilidade, ela está discreta após o 2.° turno: aparece pouco em público e concentra sua atuação nas redes sociais.

Na semana passada, Marina, sem o palanque que um mandato parlamentar oferece, recorreu ao Facebook para criticar o governo. Disse que a mudança faria o governo perder "o que lhe resta de respeitabilidade".

Marina também usou as redes sociais para explorar as denúncias  na Petrobrás.Falou ainda de  desmatamento

Em rara aparição pública após a eleição, durante reunião da Rede,em São Paulo, Marina não quis conceder entrevista. Limitou-se a falar à militância e declamar um poema em que dizia "canta alma moída", em referência à dura campanha eleitoral: "Fomos desconstruí-dos", afirmou.

Enquanto reorganiza seu grupo, Marina tem enfrentado baixas em seu círculo imediato. Ela foi surpreendida há uma semana com o comunicado de que um dos seus principais operadores políticos iria deixar de ser porta-voz da Rede para se dedicar a um projeto pessoal. Walter Feldman, que foi o coordenador da campanha da ex-ministra este ano, decidiu assumir um cargo de chefia na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, por isso, não vai conseguir manter a sua função na Executiva da Rede (mais informações abaixo).

 O plano da Marina é conquistar parlamentares para sua nova sigla. Seus aliados esperam atrair pelo menos dez, entre deputados e senadores, depois que a Rede for regularizada - o que deve acontecer até março. Com uma bancada pequena, a ideia é atuar em sintonia com partidos como o PSB, pelo qual Marina disputou as eleições este ano. Só então ela terá condições de retomar um protagonismo no debate nacional.

Há, porém, um complicador. O fato de ter apoiado Aécio no 2.° turno das eleições de outubro acabou por afastar políticos alinhados mais à esquerda.

Para o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a aliança com o tucano foi "um equívoco" e afastou do grupo alguns setores. "Muita gente deixou de considerara Rede como uma alternativa depois disso", afirmou. O senador diz que está aberto ao diálogo, mas que a sua disposição de se juntar ao grupo arrefeceu.

 Com a decisão de deixar o PV, ela ficou sem partido até 2013, quando começou a articular, sem sucesso, a Rede. Agora, quer ser dona de partido para disputar a eleição de  2018 como liderança partidária, mesmo que com uma pequena bancada. Também se dedicará a palestras, artigos na imprensa e, é claro, críticas ao governo no Facebook.

Feldman justifica à militância da Rede sua saída do projeto

O ex porta-voz nacional Walter Feldman justificou sua decisão de sair do projeto de Marina Silva e do partido. "A Rede está praticamente pronta", disse. 0 grupo contava com o apoio dele para colocar em prática a segunda tentativa de registrar a Rede no Tribunal Superior Eleitoral

Feldman argumentou que o movimento já conta com parlamentares prontos para migrarem para o partido assim que for legalizado; que faltam poucas assinaturas para a Justiça Eleitoral ratificar a criação da sigla, e que a Rede, assim como Marina Silva, sustentam uma imagem e dimensão pública relevantes. "Não existe mais a essencialidade da minha participação na Rede", afirmou.

Recém empossado secretário-geral da Federação Paulista de Futebol, onde começou a trabalhar no dia 19, Feldman vai trabalhar na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a partir de abril, quando Marco Polo dei Nero assumir a presidência da instituição.

2 Comentários:

Geysa Guimarães disse...

O pior não é ela, Marina, mas como a mídia a trata: criatura imaculada, ética, vítima dos tenebrosos petistas. Roberto D' Ávila não fugiu à regra.
Indigesto.

Geraldo disse...

Oposição Fantasma mas paga regiamente em dólares, por falar nisso cadê os documentos do jatinho???

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração