Pages

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Obras de recursos hídricos deixam Nordeste preparado para enfrentar períodos de seca



Todos os anos, milhões de pessoas sofrem as consequências da seca no Nordeste brasileiro, mas importantes obras do PAC 2 na região estão mudando esse cenário. O investimento planejado e executado nos últimos anos em mais de 1.500 quilômetros de adutoras, canais e reservatórios já rende bons resultados e contribuiu para que os efeitos da estiagem no semiárido fossem menos rigorosos.



 Veja fotos de obras de recursos hídricos do PAC 2.Um dos principais investimentos do PAC 2 nessa área é o Projeto de Integração do Rio São Francisco, que já está com mais de 60% de sua estrutura concluída. São dois eixos, leste e norte, em 469 quilômetros de extensão, levando água para abastecimento e irrigação em quase 400 municípios de quatro estados nordestinos - Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.

A Integração do Rio São Francisco é o principal projeto de recursos hídricos do PAC 2, mas não o único. As adutoras do Algodão e Pajeú, a vertente litorânea da Paraíba, o Eixão das Águas no Ceará e o Canal do Sertão Alagoano são outros projetos importantes que já estão melhorando a qualidade de vida das pessoas - tanto por disponibilizar a tão necessária água como também pela capacitação profissional e crescimento econômico que levam às regiões por onde passam.

"A gente recebeu várias capacitações , que foi em gestão da associação, beneficiamento de frutas, capacitação na questão ambiental, e várias outras, que veio enriquecer ainda mais a comunidade", afirma Maria José, a Mazer, professora e líder comunitária quilombola em região já beneficiada por um dos projetos hídricos do PAC 2.

1 Comentários:

HEITOR disse...

Esse é mais um dos desesperos dos tucanos. As obras do PAC em construção são enormes e serão lembradas paras sempre.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração