Pages

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Foi sem querer querendo? PF diz que errou ao citar nome de diretor da Petrobras em depoimentos


O erro só acontece contra o PT..?

A Polícia Federal informou nesta quarta-feira (19) que o nome do atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, apareceu em depoimentos dos presos da Operação Lava Jato por "erro material"

Segundo a polícia, não há no processo "qualquer elemento que evidencie a participação do atual diretor no esquema de distribuição de vantagens ilícitas". Veja a explicação:“ Cumpre esclarecer que não há, até o momento, nos autos, qualquer elemento que evidencie a participação do atual diretor no esquema de distribuição de vantagens ilícitas no âmbito da Petrobrás”, afirmou o delegado em resposta encaminhada a Sergio Moro nesta quarta.



O texto do ofício, porém, não nega diretamente que o ex-diretor Paulo Roberto Costa ou que o doleiro Alberto Youssef tenham citado Cosenza em depoimentos e que possam estar anexados a outros processos judiciais.

O ofício afirma que não há informações "nos autos", mas não explicita se uma citação possa ter ocorrido em outros processos ou inquéritos que correm paralelos ao procedimento que levou à prisão executivos de grandes empreiteiras na última sexta (14).

Em pelo menos cinco depoimentos de executivos, a PF fez perguntas nas quais afirmou que o ex-diretor Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef haviam dito que Cosenza estava entre os beneficiários de "comissões".

Ao funcionário da OAS Construtora, José Ricardo Nogueira Breghirolli, por exemplo, a PF indagou: "Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef mencionaram a existência de pagamento de comissões pelas empreiteiras que mantinham contratos com a Petrobras, tendo como beneficiários além deles próprios, os direitores Duque, Cerveró e Cosenza, bem como alguns agentes públicos".

A mesma pergunta, com ligeiras variações, foi feita a outros quatro investigados.

Em ofício ao juiz na data de hoje (19), o delegado da PF responsável pela operação, Márcio Adriano Anselmo, afirmou: "Em relação ao quesito que figurou em alguns interrogatórios, por erro material, constou o nome de Cosenza em relação a eventuais beneficiários de vantagens ilícitas no âmbito da Petrobras. Em relação ao outro quesito em que se questiona se os investigados conhecem o mesmo, foi formulado apenas em razão do mesmo ter sucedido a Paulo Roberto Costa, área em que foram identificados os pagamentos, bem como por ter sido seu Gerente Executivo".

No final do ofício, o delegado Anselmo argumentou que a menção de pagamentos após a saída de Costa refere-se a pagamentos realizados pelas empreiteiras para as empresas de fachada de Youssef e a formalização de contratos fictícios com Paulo Roberto Costa.

A resposta da PF foi dada após um questionamento do juiz Moro, que intimou a polícia "para esclarecer se, de fato, há alguma prova concreta nesse sentido, uma vez que até o momento este juízo não foi informado de nada". Ele referia-se à presença de elementos que tratassem de Cosenza no inquérito. Informações Uol

O nome de Cosenza, que sucedeu o ex-diretor Paulo Roberto Costa após sua saída em 2012, foi mencionado por policiais durante os interrogatórios dos executivos presos na sétima fase da Lava Jato, na última sexta-feira, 14. O fato chamou a atenção do juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato na Justiça Federal do Paraná, que pediu explicações à PF sobre o envolvimento de Cosenza, que até agora não consta nos autos da Justiça Federal.

Antes da Policia Federal admitir que "errou" a manchete nos jornais era essa:
Precisou o juiz questionar a PF se Cosenza havia sido acusado de participação para acordar os responsáveis pelo interrogatório por que o nome dele aparecia na imprensa e nada consta no processo. Erros podem ocorrer, mas antes de vazar para a mídia, deviam checar muito bem. E agora, quem vai limpar o nome do diretor da Petrobras?

1 Comentários:

Maia Oswaldo disse...

Lula, urge a necessidade premente de a Presidenta Dilma fazer uma verdadeira limpeza no quadro funcional dessa polícia que hoje envergonha o povo brasileiro. Dilma, faça valer a sua autoridade de Presidenta da República. É inaceitável que essa policiazinha esteja sendo usada pelos criminosos do PSDB para acobertar os crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, mensalão mineiro, trensalão paulista e outros.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração