Pages

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Atividade econômica sobe 0,4% em setembro, aponta BC


Pela métrica do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgado pela autoridade monetária nesta segunda-feira, a atividade cresceu 0,4% em setembro,  seguindo alta de 0,2% em agosto

A variação mensal ficou acima da projeção média feita por 16 instituições consultadas que sugeria alta de 0,1% para o indicador. O intervalo de projeções variava entre queda de 0,2% a avanço de 0,4%.

Sobre setembro do ano passado, o IBC-Br aponta alta de 0,92% na série sem ajuste (baixa de 0,24% com ajuste). No ano, há alta de 0,01% sem ajuste (também 0,01% com ajuste).

Em 12 meses, o avanço é de 0,6% . O  IBC-Br medido em 12 meses é mais estável do que a medição mensal, assim como o próprio Produto Interno Bruto (PIB).

O indicador leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços). A estimativa de atividade econômica incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos.

Recuperação no segundo semestre

Considerado uma prévia do PIB, o IBC-Br registrou uma expansão de 0,59% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre, indicando que provavelmente e economia entrou em trajetória de leve recuperação neste segundo semestre.

No segundo trimestre, o indicador havia registrado uma retração de 0,78%. O cálculo considera a variação da média dos valores mensais apurados em cada trimestre, com ajuste sazonal.

O resultado do terceiro trimestre está em linha com o que vinha dizendo o Banco Central em seus documentos oficiais, que apostava numa moderada recuperação da economia neste segundo semestre, depois da retração no primeiro semestre.

Os dados, divulgado nesta manhã pelo Banco Central, sugerem que a economia pode ter voltado a crescer depois de ter entrado em recessão técnica com dois trimestres seguidos de queda, pelos números oficiais do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IBGE divulgará o resultado do PIB do terceiro trimestre no dia 28 deste mês.



0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração