Pages

sábado, 30 de agosto de 2014

Itaú sobe no salto alto com Datafolha. Vamos reclamar ou reagir?


Não confio nem um pouco nas pesquisas do Datafolha e do Ibope. Só a pesquisa de boca de urna é que eu acredito que os números são mais exatos.

Mas mesmo assim não é bom brincar. O Datafolha divulgado na sexta-feira deu Marina Silva empatada com Dilma no primeiro turno com 34%, Aécio bem atrás com 15%. Na simulação de segundo turno, o Datafolha diz que Marina teria 50% e Dilma 40%.

Mesmo que os números da pesquisa estejam malhados, não há mais dúvida de que Marina tornou-se candidata forte com chances reais de vencer se ela correr solta, se deixar ela jogando sozinha (com o banco Itaú), gostando do jogo. Se deixar rolar, aí é perigoso dela acabar ganhando mesmo.

Dilma já começou a reagir, não atacando pessoalmente Marina porque isso o eleitor não gosta, mas criticando as propostas de Marina que são ruins e nocivas à nação, fazendo o bom debate.

Nós que somos ativistas e não queremos que o Brasil retroceda ao atraso também precisamos fazer o mesmo.

Não me importaria tanto se a alternativa fosse alguém que também governasse com real compromisso que Dilma tem de continuar erradicando a pobreza, transformando o Brasil em um país desenvolvido, todo de classe média para cima, e que tivesse visão altiva do Brasil no cenário mundial em vez de ser subalterno aos países ricos. Mas Marina não é mais nada disso, pelo contrário, seu governo seria a república do Itaú, e a gestão da economia seria com demissões, arrocho salarial, juros altos, e falta de verbas em programas sociais, na saúde e na educação para pagar juros e gerar superávits draconianos.

Então vamos arregaçar as mangas e travar o debate sobre as diferenças de Dilma/Lula com Marina/Itaú. Vamos falar com os amigos, familiares, colegas de trabalho, conhecidos, nos contatos pessoais e nas redes sociais, sobre o que está em jogo. Quem é Dilma e para quem ela governa com prioridade todo mundo sabe: é o povo, é o trabalhador, os mais pobres, e todo mundo se beneficia com o crescimento da renda das famílias injetando mais dinheiro na economia. Quem está por trás de Marina pouca gente sabe que é o banco Itaú.

Dilma já disse e nós precisamos repetir em nossas conversas e nas redes que a proposta de Marina Silva de jogar o pré-sal para segundo plano é simplesmente desastrosa, inclusive detonando verbas garantidas para a educação e saúde. É o salário do professor que não vai conseguir dobrar de valor, como planeja Dilma. É o estudante que sairá com uma educação pior e menos qualificado para o mercado de trabalho. É o futuro brilhante do Brasil que Lula e Dilma estão plantando que será podado.

Também é loucura, para não dizer indecência, transformar o Banco Central em filial do Banco Itaú, sob a desculpa de ser independente. Isso é colocar a raposa para tomar conta do galinheiro, e os banqueiros vão poder praticamente saquear o Brasil como bem entenderem, igual ou pior do que foi feito no governo FHC.

Se a gente, que somos ativistas, conscientes de que o Brasil tem muito a perder se mudar a política econômica de desenvolvimento com distribuição de renda e de reposicionamento do Brasil na política externa como potência que é; se ficarmos de braços cruzados, deixaremos jogar fora as conquistas dos últimos doze anos. O Brasil e o povo brasileiro não merece este castigo, iludido com uma falsa ideia de mudança para cair arapuca do banco Itaú.

Então gente, vamos à luta travar este debate com toda a nossa energia, debatendo com cada pessoa que conhecemos. Vamos fazer circular a informação. O povo quando está bem informado não vota contra si mesmo de jeito nenhum. Toda vez que se arrependeu do voto depois da eleição é porque votou mal informado.

Sobre a pesquisa:

O Itaú está soltando fogos. Em seus informes está vendo vitória de Marina no segundo turno. É cedo para dizer isso. É salto alto.

Já esperava que Marina crescesse nesta pesquisa. Mesmo com suas contradições aparecendo, com ela se desgastando ao varrer para baixo do tapete o escândalo do avião fantasma, ela está naquela fase em que quanto mais ela fala e quanto mais falam dela, bem ou mal, mais ela sobe.

Mas essa fase passa. No começo tudo é festa. Com o correr do tempo as cobranças sobre ela começarão a aparecer. Mas nós também temos que fazer as cobranças para elas chegarem na boca do povo, senão ela, espertamente, corre por fora com o blá-blá-blá de "nova política (demotucana)", escondendo o projeto de poder do banco Itaú.

Acho estranho Dilma ter oscilado para baixo. Com o início do horário eleitoral a tendência dela é crescer. Houveram poucos programas ainda. Muita gente muda para tv a cabo (antes era só a elite que tinha, agora tem para todo lado), e muita gente ainda não presta atenção. Mas deveria ter oscilado para cima. Por isso que eu acho que não dá para confiar no Datafolha.

De qualquer forma, agora não adianta brigar com as pesquisas. Adianta debater com quem cismou de votar em Marina e nem sabe bem por quê, pois está mal informado tanto sobre Dilma como sobre Marina.

1 Comentários:

Garcia disse...

Postei aqui algumas vezes e disse que a esquerda estava dormindo em berço esplêndido, embevecida com o poder não dando atenção a sua militância “notoriamente o PT”.
Minha parte como esquerdista venho fazendo em prol da continuidade deste governo, mas infelizmente creio que o barco fez água. Petistas não militam mais; esquerdistas de outros partidos para a mídia dizem que apoiam o governo do PT, mas sabemos que na “coxia” não é bem assim. Enquanto os militantes direitistas usam e abusam das “redes sociais” e e-mails para destruir qualquer governo de cunho socialista, os esquerdistas agem como dinossauros diante deste quesito.
A hora da luta é agora ou então passaremos outros cento e cinquenta anos sob as botas do sinhozinho.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração