Pages

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Suplicy rebate chilique da mídia com déficit comercial de janeiro

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) subiu na tribuna do Senado para desmistificar o estardalhaço feito em torno do déficit de US$ 4,06 bilhões da balança comercial de janeiro, com manchetes sensacionalistas apontando como "o pior da história".
Ele disse que o resultado de janeiro não é surpreendente e não deve ser apontado como tendência para o ano.

Em 2013 também houve déficit igual nesse mesmo mês, mas o ano terminou com um saldo positivo de quase US$ 2,6 bilhões.

— O déficit de janeiro de 2014 foi superior ao de janeiro de 2013 em apenas 20 milhões de dólares, o que é uma ninharia em termos de balanços de pagamento. Assim, este qualificado como o maior déficit da história significa, na realidade, estabilidade em relação ao ano anterior — disse.

Além disso, algumas compras importantes para os investimentos do país, como o da plataforma da Petrobrás — que custou 379 milhões de dólares — tiveram grande impacto na balança de janeiro. Sem a plataforma, o déficit teria sido menor que o de janeiro do ano passado, comentou Suplicy.

O senador ainda explicou que os déficits da balança comercial são comuns em janeiro por se tratar de um mês de entressafra, quando há redução nas exportações de produtos agrícolas. Janeiro também é mês de reposição de estoques. Por isso, há tendência de aumento das importações.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração