Pages

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Obras da Integração do Rio São Francisco estão em plena atividade em todos os trechos

Empreendimento conta com mais de 8.700 trabalhadores e cerca de 2.500 máquinas em campo

As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em municípios pernambucanos, foram vistoriadas pelo ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, nesta quinta-feira (30).

A visita começou por Sertânia, no início desta manhã, onde Francisco Teixeira acompanhou os trabalhos da Meta 3 Leste, o antigo lote 12. O roteiro também incluiu a Estação de Bombeamento 1 - EBI 1, em Floresta. No período da tarde, o ministro visitou as Estações Elevatórias do Eixo Norte do empreendimento, que ficam em Cabrobó.

"Todo o nosso esforço é para concluir a obra em 2015. Hoje temos 100% das frentes de serviços remobilizadas, com mais de 8.700 trabalhadores e cerca de 2.500 máquinas em campo. Agora é aumentar o ritmo de trabalho para acelerar cada vez mais o cronograma", afirmou Teixeira.

Com 52,2% de execução, as obras do Projeto São Francisco se estendem por dois canais ao longo de 477 quilômetros nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. O empreendimento também envolve a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios e quatro túneis para transporte de água.

As três estações elevatórias do Eixo Norte, que são responsáveis por bombear a água do Rio São Francisco até Pernambuco, Ceará e Paraíba, estão funcionando 24 horas por dia. As atividades no maior túnel da América Latina para transporte de água, o Cuncas 1, também ocorrem em três turnos de serviço.



Francisco Teixeira também destacou que o Projeto de Integração do Rio São Francisco atenderá 390 cidades do semiárido. "Essa obra significa água para mais de 12 milhões de pessoas em quatro estados. Quando concluída, será a principal fonte de água de adutoras em nível estadual, como a Adutora do Agreste (PE), as Vertentes Litorâneas (PB) e o Cinturão das Águas (CE)", acrescentou.

A previsão é que 100 quilômetros de obras do Eixo Leste e 100 quilômetros do Eixo Norte sejam entregues neste ano e que todo o empreendimento seja concluído em 2015. A obra representa a garantia de segurança hídrica em uma região onde os ciclos com escassez de chuva são periódicos.

Nesta sexta-feira (31), as visitas técnicas continuam pelos municípios de Jati e Mauriti, no Ceará, com a presença do governador Cid Gomes.

3 Comentários:

Val/PE disse...

Estou esperando as críticas ou elogios do dudu pode fazer mais.

Cezar disse...

Olha. È uma bela obra.Esperamos que no futuro conservem as nascentes do Rio..façam daquele local a´rea de presevação

RLocatelli Digital disse...

Aqui há imagens das obras e dos trechos já concluídos - http://francoorp.blogspot.com.br/2013/11/como-estao-as-obras-do-pac-na.html

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração