Pages

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Acusado de corrupção, vereador e presidente do DEM renuncia para voltar depois


O vereador e presidente do DEM   de Araraquara (SP)  Ronaldo Napeloso (DEM),  foi preso no mês passado a pedido do Ministério Público e da Polícia Federal. Ele estava sendo  investigado por desvio de recursos do Governo Federal para o Programa de Agricultura Familiar, fraudes e cobrança de propinas para doações de áreas públicas a empresários.

No entanto, o que mais entristeceu o vereador, não foi o fato de ter  ido parado na cadeia por corrupção, mas sim  por   ter  seus passos limitados nas ruas de Araraquara.

Isto porque, por determinação judicial, ele foi obrigado a  manter distância mínima de 100 metros de prédios públicos municipais, como Prefeitura e Câmara, na região central da c idade, ou da sede da Secretaria da Agricultura. O objetivo da Justiça ao delimitar geograficamente os passos do vereador era que ele não entrasse em contato com locais alvos de investigação, assim como com os funcionários que atuam nestes órgãos.

Napeloso, que foi  também secretário da Agricultura do prefeito de Araraquara,  Marcelo Barbieri (PMDB), depois que  solto após um habeas corpus concedido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral),  resolveu renunciar o cargo de presidente do DEM  e ao mandato de vereador. Até ai, nada demais,seguiu os passos de seu colega José Roberto Arruda, ex governador do Distrito Federal, que também renunciou o cargo depois de ser pego no esquema de corrupção.

A explicação que foi dado, pelo então  vereador,  a renuncia seria pelo fato de:  “Não ter  sido preservados seu direito de ir e vir” e, “Caso não renunciasse, responderia processo no comitê de ética da Câmara e, em último caso, poderia até ser cassado”.

Ou seja:  O vereador esperto decidiu renunciar  para poder voltar a disputar as próximas eleições, caso queira

Se fosse cassado, ficaria impedido por 8 anos de disputar eleições 
Resta saber se o cidadão araraquarense , com seu voto,  entregaria novamente,  as chaves dos cofres públicos para o ex vereador Ronaldo Napeloso

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração