Pages

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Supremo abre inquérito contra aliado de José Serra



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou a abertura de inquérito para apurar o suposto envolvimento do deputado federal Valdemar da Costa Neto (PR-SP), aliado de José Serra na última eleição á prefeitura de São Paulo,  no esquema de fraude de pareceres técnicos de órgãos federais desmontado pela operação Porto Seguro da Polícia Federal em novembro de 2012.

Valdemar foi condenado pelo STF no ano passado a sete anos e dez meses de prisão, além de multa, por ter recebido dinheiro do esquema de compra  do chamado"mensalão".

No pedido encaminhado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e deferido pelo ministro Gilmar Mendes, constam gravações da PF de ligações telefônicas entre o deputado federal e o ex-diretor da Agência Nacional das Águas (ANA) Paulo Rodrigues Vieira - um dos supostos chefes do esquema que fraudava, em benefício de interesses privados, pareceres emitidos por agências reguladoras e órgãos federais.

"Examinando os diálogos travados entre ambos, extrai-se que o parlamentar, valendo-se de sua influência política, tanto prestava como solicitava favores a Paulo Vieira, além de em certas ocasiões haver indícios de patrocínio de interesses privados perante a administração pública", diz Gurgel no documento.

Segundo o procurador-geral da República, se comprovados os indícios, o deputado pode ser enquadrado no crime de advocacia administrativa, que é quando a pessoa, valendo-se de sua posição, patrocina, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública.

O ministro Gilmar Mendes autorizou a realização de diligências e a coleta de depoimentos, incluindo de Paulo Vieira. Após a investigação criminal, a PGR decidirá se oferece denúncia contra Valdemar Costa Neto, o que pode resultar na abertura de uma ação penal contra o deputado.Siga o Facebook do nosso blog aqui  

2 Comentários:

Zilda disse...

"por ter recebido dinheiro do esquema de compra do chamado"mensalão"".Compra de voto? Se houve compra de voto houve mensalão. Então por que as aspas?

Paulo Ribeiro Júnior disse...

Não acreditem que o gurgel e o gilmarzinho estão bonzinhos....eles não valem o que comem.....nunca,jamais, acreditem nesses golpistas, defensores de calúnias, roubos e criminosos......não valem o que pesam.....vão entrar na história vergonhosa deste pais, assim como o brindeiro

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração