Pages

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PIB do Brasil cresce mais que de EUA e Coreia


A economia brasileira acelerou no segundo trimestre de 2013 e cresceu 1,5% em comparação com o trimestre anterior. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Essa foi a maior alta de trimestre contra trimestre desde os três primeiros meses de 2010, quando o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 2,0% ante o período anterior.

No conjunto do primeiro semestre de 2013, o Produto Interno Bruto (PIB) teve alta de 2,6%. Já em relação ao segundo trimestre do ano passado, o PIB cresceu 3,3%. No acumulado de 12 meses, a economia expandiu 1,9%. Na comparação com o segundo trimestre de 2012, o PIB cresceu 3,3%.


A agropecuária puxou o desempenho positivo, com alta de 3,9%, seguida da indústria, que avançou 2,0%, e de serviços, que teve crescimento de 0,8%. 

Agropecuária
 
Produtos da lavoura que tiveram safra relevante explicam o desempenho da agropecuária no trimestre, como soja (23,7%), milho (12,2%) e feijão (8,4%), segundo o LSPA de julho. A agropecuária cresceu 13,0% em relação ao mesmo período do ano passado.

Indústria
 
Contra uma queda de 1,4% no trimestre anterior, a indústria teve recuperação expressiva, avançando 2,8% ante o período anterior. Todos os subsetores da indústria tiveram desempenho positivo. O destaque foi para a contrução civil (3,8%), seguida da indústria de transformação, que cresceu 1,7 ante o trimestre anterior. A estrativa mineral também se destacou com alta de 1,0%, ao lado de poreletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (0,8%).

Números de setores importantes confirmaram a recuperação dos últimos meses. Dados divulgados na quarta-feira (28) pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) mostraram que a produção do setor de transformados plásticos cresceu 4,6% no primeiro semestre de 2013 na comparação com igual período de 2012. A associação trabalha com uma previsão de expansão de 1,5% para o setor de transformados plásticos em 2013.

O setor de papelão ondulado é outro bom termômetro de como a indústria se comporta. De janeiro a julho, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Papelão Ondulado (ABPO), a demanda foi maior do que o esperada. O acumulado do ano registrou uma alta de 3,71% na comparação com 2012.

Serviços
 
Em serviços, o comércio se destacou, com crescimento de 1,7% em relação ao 1º trimestre do ano. A atividade de intermediação financeira e seguros registrou alta de 1,1%, seguida de transporte, armazenagem e correio (1,0%). Também no período, serviços de informação subiram 0,9%. Ficaram estáveis – com variação de 0,1% – as atividades de administração, saúde e educação pública.

Comparação global
A economia brasileira não só surpreendeu no segundo trimestre, como bateu o PIB de outros países, que tiveram um desempenho bem mais modesto. A Espanha ficou próxima da estagnação no período, com variação de 0,1%. França, Reino Unido e Alemanha cresceram, respectivamente, 0,5%, 0,6% e 0,7%. Já Estados Unidos e Japão empataram, com desempenho de 0,6%.

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração