Pages

domingo, 4 de agosto de 2013

Lula: à luta na internet e renovação no debate para novas conquistas populares na América Latina


Áudio do discurso de Lula no 19º Foro de São Paulo:



“Na década de 90 era difícil conceber que a esquerda pudesse chegar ao poder por vias eleitorais (... ) Quero creditar parte da chegada da esquerda ao poder na América Latina ao Foro de São Paulo”, disse o presidente Lula.

Há setores sociais que não admitem que um operário ou um índio tenham chegado à Presidência, ressaltou.

Renovação

"Nós não podemos ficar só reclamando que nosso adversários utilizam a mídia contra nós. Agora através da internet a gente pode chegar a milhões de pessoas... e fazer as coisas acontecerem ... Nós não podemos continuar funcionando da forma tradicional que nós tínhamos. Esses movimentos que aconteceram aqui no Brasil pegaram de surpresa todos os partidos de esquerda e de direita, todo o movimento sindical e todo o movimento social, porque nós ainda agimos da forma antiga de fazer política. O movimento sindical... nem sequer tem uma comunicação pela internet que represente meio por cento do potencial que pode fazer. E nós na verdade fomos ficando velhos, e ficamos perguntando cadê a juventude em nossos partidos? Como é que eles estão participando. Como é que nós estamos nos comunicando com eles? Qual é mensagem que nós estamos passando para eles? Então eu peço, companheiros e companheiras, que essa é uma outra lição que o Foro de São Paulo pode fazer com que aconteça na nossa querida América Latina", disse.

Integração



Lula disse que a integração não deve ocorrer apenas por interesses financeiros, mas substancialmente por interesses políticos, discutindo com as autoridades políticas e com os movimentos sociais de cada país. Para avançarmos do ponto de vista da integração, precisamos cuidar da política interna, mas reservar um tempo para cuidar da política da integração, visitar cada país, conhecendo sua realidade, reiterou.

De acordo com ele, “está na hora de se construir um consenso entre as esquerdas da América Latina e para isso, o Brasil deverá ser protagonista, pelo fato de ser a maior economia do continente, o país tem a responsabilidade de facilitar para que as coisas possam acontecer e consolidar a integração”. “A América Latina pode ser o grande farol da nova esquerda que nós precisamos criar no mundo”, observou.

Antes de Lula falaram vários representantes de partidos brasileiros e latino-americanos que compõem o Foro de São Paulo. A espionagem americana, os golpes de Estado em Honduras e no Paraguai, o bloqueio americano a Cuba e a retenção do avião de Evo Morales na Europa foram alguns dos temas lembrados por eles.

O Foro de São Paulo foi criado em 1990, em São Paulo, e reúne os partidos progressistas da América Latina e Caribe. Entre os temas a serem debatidos este ano estão a situação no Oriente médio; a relação entre América Latina e África; a situação na Europa e nos Estados Unidos; a relação entre a América Latina e os Brics.

Dilma enviou mensagem na abertura do Foro:



A presidenta Dilma fala sobre o papel do Foro de São Paulo na emergência de governos progressistas e de esquerda da América Latina. Dilma destaca o fato de que os mesmos foram eleitos democraticamente e foram responsáveis por transformações em toda a região. A presidenta comenta as recentes manifestações no Brasil e se compromete a avançar nas políticas sociais. Siga o Facebook do nosso blog aqui 

1 Comentários:

ANTONIO LUIZ disse...

Hé companheiro! neste quesito o PT precisa mehorar sua comunicação em mais 90%.
Tudo que o PT tem se chama LULA, e para por ai.
Eu me lembro bem, em 2006 eu julguei ter algo relevante para contribuir com a recem candidatura de uma prefeita do PT na cidade de contagem mg, e procurei o diretorio do partido naquele municipio para compartilhar das minhas ideias, fui pessoalmente, pois naquela época não estava incluido digitalmente, talvez por ido com a cara limpa, recebi um NÂO logo na entrada, sai dali frustrado por nem sequer poder estar ali, imediatamente procurei outro meio e me recorri a internete, neste blog Amigos do presidente LULA, eu pude me expressar, e passei a enviar mensagem tambem para o blog da Helena onde de todo canto do pais vinham mensagens com opiniões e noticias dos acontecimentos e rumos que se tomava a posição da candidatura LULA. que não venceu no segundo turno, e o motivo foi bem claro para nós do blog, dava pra se perceber que havia micro territorios que o pt não estava atuando, mais acentuado no grande nordeste,passamos enviar mensagens a Helena enfatizando que o LULA, ele mesmo, fizesse uma abordagem mais especifica para aqueles pontos que ficaram apagados, e foi feito, e o resultado foi recuperação de 100% levando-o a vitória,
Quero dizer que a comunicação pela internet e como ver de cima, onde todos ao mesmo tempo pode ter um campo de visão ampla de tudo que queira saber e centralizar a informação para implementos de ação concreta, sem errar o alvo, e este instrumento aqui, (o blog ) se bem trabalhado, e uma arma poderosa, tanto que por conta da nossa ação la em 2006 fomos xingados pelo SERRA de blog sujo, e se isso e sujeira vamos continuar sujando, e como botar tody no leite deles, onde resulta em substancias para o partido que se abrir para nós.
Portanto companheiro e lider LULA, o SEU PT tem que aprender abrir as portas fisicas para seus corregelionários, pois por aqui nos a empurramos e entramos sem ser convidados, mas melhor seria se fossemos convidados.
Obrigado ao Zé Augusto e a Helena, estes sim, deverão ser convidados de honrra.
FICA AI UMA LIÇÃO.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração