Pages

domingo, 11 de agosto de 2013

Datafolha mostra Dilma subindo de novo e dá tchau a Aécio


A pesquisa Datafolha divulgada neste fim de semana, mostra recuperação de 6 pontos na popularidade da presidenta Dilma, e subida de 5 pontos nas intenções de voto. Dilma foi quem mais cresceu em relação à última pesquisa de julho, feita após as manifestações. Em todos os cenários, a presidenta cresceu, aumentando a distância da segunda colocada, Marina Silva.

Tchau, Aécio!

Aécio teve o pior desempenho, caindo em todos os cenários. Como se não bastasse estar empacado no terceiro lugar, mesmo com a estrutura partidária do PSDB e apoio da TV Globo, da velha imprensa, dos banqueiros e dos grandes empresários mais ricos, ele caiu 4 pontos no cenário mais provável, e aparece com metade das intenções de votos de Marina. Quando o nome de Serra é inserido, o tucano paulista se sai pouca coisa melhor, inclusive 4 pontos na frente de Aécio, caso concorressem os dois, para desespero do mineiro. O problema de Serra é sua elevadíssima rejeição confirmada pela pesquisa.

Marina também se saiu bem neste Datafolha, oscilando 3 pontos para cima no cenário mais provável.

Quando o nome de Joaquim Barbosa é inserido, também mostra queda de 4 pontos, ficando entre 8% e 11% na preferência dos pesquisados, dependendo do cenário. O problema, de novo, caiu no colo de Aécio, pois Barbosa aparece empatado com o tucano nestes cenários, o que mostra a fragilidade da candidatura tucana. Aliás, será que Aécio vai desistir e sair candidato a governador de Minas? Ou finalmente aceitaria ser vice de Serra, formando a chapa "unidos pelo propinão tucano"?

A pesquisa demonstra que a grande queda de Dilma que aconteceu em junho e julho, após as manifestações, está levando o povo a separar o joio do trigo entre os políticos, pelo menos em parte.

Dilma que mostrou trabalho, esforço e honestidade de propostas para atender os descontentamentos, apesar da má vontade de boa parte do Congresso Nacional em se mexer para atender à propostas inadiáveis como a reforma política e consultas populares, ela começa a recuperar a popularidade e continua com as melhores chances de ser reeleita.
Aécio, com a cara de político oligarca e cheio de vícios políticos rejeitados pelas ruas, e que se escondeu do povo, despencou. Eduardo Campos, de perfil muito parecido com Aécio, ficou praticamente na mesma, oscilando um ponto para cima. Marina Silva, que também anda meio escondida, está aproveitando a onda para capturar votos de desiludidos que estariam predispostos a votar nulo, o que ainda não dá muita consistência em sua candidatura, pois esta onda de desilusão tem um teto e não durará para sempre. Quem deve crescer e se firmar de fato é quem apostar na politização dos debates e no enfrentamento para conquistar soluções nos grandes problemas nacionais, como está fazendo Dilma. O cidadão quer um país melhor, mais cidadania com saúde, educação e prosperidade para todos, um judiciário e um ministério público que faça a lei da ficha limpa funcionar de verdade e não deixe ninguém roubar impunemente, um sistema político com menos influência do poder econômico e com mais participação popular. O cidadão, a grande maioria, não quer simplesmente votar por desilusão.

Apesar do presidente Lula não ser candidato em 2014 e deixar claro que sua candidata é Dilma, o Datafolha insistiu em testar seu nome, provavelmente como intenção de enfraquecer Dilma. Em todos os cenários, Lula aparece vencendo no primeiro turno. De qualquer forma, isso demonstra que Lula ainda será o grande cabo eleitoral de Dilma, dos candidatos a governadores e demais candidatos em 2014. Melhor para Dilma.

Siga o Facebook do nosso blog aqui  

5 Comentários:

Wagner disse...

Mas não se pode descuidar da Marina Silva, ela pode se tornar uma aposta da elite já que Aécio mostra pouca competitividade.

Queria aproveitar o espaço pra divulgar meu blog:

http://www.brasilemdiscussao.blogspot.com

Fernando Vugman disse...

Se antes o problema da direita era a falta de um programa para o país (na verdade, um programa inconfessável), agora começa a se somar sua enorme corrupção explodindo na vitrine.
Meu palpite?
Dilma no primeiro turno.

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Se apresentam isto a coisa esta bem melhor.

cida disse...

De olho na Marina Silva. Ela fica na moita só preparando o bote. Mto bom começar a divulgação dos apoiadores de sua candidatura. Sabemos que é o ITAU, NATURA, AMBEV ... O perigo da direitona voltar ao poder nessa conjuntura chama-se Marina que tem tb o apoio do psol e pstu

Ana Cruzzeli disse...

Até parece que Dilma não vai ganhar já no primeiro turno.
Não há concorrência hoje e muito menos em 2014.
Vai ser uma surra daquelas para ficar na historia

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração