Pages

terça-feira, 2 de julho de 2013

Em 1997 Aécio Neves fez Projeto de Decreto para convocar plebiscito. Agora é contra




O PPS, também já pediu  apoio da OAB para proposta de plebiscito sobre reforma política

FHC e Aécio Neves afirmaram que proposta de plebiscito para reforma política sugerida por Dilma é absurda, digna de ‘regimes autoritários’. Mas, os dois já propuseram o mesmo que a presidente Dilma
A oposição do governo Dilma está batendo cabeça. Quando a presidente sugeriu plebiscito para decidir sobre Constituinte exclusiva o tucano  Fernando Henrique Cardoso  ganhou espaço generoso nas páginas de jornais  para criticar a  Dilma: “A proposta é  “própria de regimes autoritários”, afirmou o ex presidente.

Mas, Fernando Henrique Cardoso não pensava assim quando ele,  em  duas ocasiões durante seu mandado defendeu, em duas campanhas eleitorais, a realização de assembleias constituintes exclusivas. Em 1994, o tucano propôs o instrumento para promover uma revisão constitucional. "Seis meses são suficientes para esses trabalhos. Basta ter vontade política", disse, em junho daquele ano. Quatro anos depois, quando concorria à reeleição, o então presidente  FHC defendeu a proposta de constituinte restrita com o objetivo de acelerar a aprovação das reformas tributária, política e do Judiciário.

Outro tucano que esqueceu o que disse e escreveu  é o candidato á presidência Aécio Neves. No site da Câmara Federal é possível encontrar o PDC 580/1997, de autoria do então deputado federal Aécio Neves (PSDB/MG)  de  1997. O Projeto de Decreto Legislativo tinha como objetivo convocar plebiscito sobre assembleia nacional constituinte revisora a ser instalada em fevereiro de 1999. Na  época da gestão FHC, Aécio Neves  era uma das principais lideranças tucanas no legislativo e estava perfeitamente  sintonizado com o governo tucano   e  seus objetivos.

Agora,  quando a presidente Dilma  lançou a proposta de    plebiscito popular  para fazer a reforma política no país, o candidato à presidência Aécio Neves (PSDB),  com os  presidentes dos  partidos, Agripino Maia( DEM) e Roberto Freire( PPS), divulgaram nota na qual se declaram contra a proposta .Aécio Neves  afirmou que a proposta apresentada por Dilma, de se convocar um plebiscito para criar uma Constituinte exclusiva para tratar da reforma política, é uma medida "perigosa" e "desnecessária".

Roberto Freire, presidente do PPS,  talvez não lembrou quando assinou a nota. Mas em 2009 o  PPS pediu  apoio da OAB para proposta de plebiscito sobre reforma política. O projeto  foi entregue pelo deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) ao presidente da época da OAB, Cezar Britto. O plebiscito deveria perguntar aos eleitores se o Congresso Nacional deve realizar uma reforma política ou não. Como se nota, parece que os três  presidentes dos partidos de oposição ao governo Dilma tem  problema de memória. Ou,  esqueceram o que eles mesmos fizeram a bem pouco tempo atrás.

O povo pediu nas ruas e a presidenta Dilma atendeu: quer consulta popular, o plebiscito     para reformar a política, já que no Congresso está travado há anos.

Dilma se aliou ao povo, em seus desejos de mudanças para desintoxicar a política de seus vícios.

A proposta de plebiscito para reforma política tem gerado divergências.

É importante que todos tomem conhecimento sobre o que Dilma pretende e  por que a oposição ao governo Dilma é contra. 

Veja a diferença entre plebiscito e referendo

Plebiscito

Consulta feita ao povo ANTES da criação de uma lei ou ato administrativo

Em 1993, os brasileiros foram às urnas para escolher o sistema de governo.
As opções eram:  Monarquia,República, República Parlamentarista e Presidencialismo.
Presidencialismo, venceu. 

Referendo

Consulta feita DEPOIS da criação de uma lei ou ato administrativo

A população responde se aceita ou não uma atitude do governo

Aconteceu em 2005, quando os brasileiros decidiram pela não proibição  do comércio de armas de fogo e munição no país

3 Comentários:

Rui Chy SIlva disse...

Helena: poderia me explicar por qual motivo o PT é a favor do plebiscito mas contra o referendo?

Parece-me que o referendo dá um maior empoderamento à população, haja vista que os congressistas, mesmo após o plebiscito, não estão obrigados a decidirem conforme o resultado da consulta popular...

Garcia disse...

É muito bom o trabalho deste e outros Blogs esclarecendo as pessoas, então seria bastante interessante os blogueiros incentivarem os militantes de esquerda a usar mais a rede social, porque é neste quesito que a direita saiu-se melhor e acabou armando uma rede de mentiras a qual vem culminando com as inúmeras manifestações sem sentido, pois só tem um objetivo criar pânico para desestabilizar o governo. Petistas chega de acomodação tratemos os mentirosos direita com os mesmos remédios.

Unknown disse...

Engraçado os opositores - não que eu não queira que eles não existam - se contradizem muito rápido ou pensam que as pessoas informadas sofrem de algum tipo de anomalia cerebral. Vejam só,quando o assunto lhes interessa,não tem problema nenhum em convocar a população mas, se a iniciativa não parte deles, não serve! Realmente nossa oposição é muita engraçada, depois querem ser levadas a sério.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração