Pages

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dilma pede, e ministro consegue com Evo Morales liberação de corintianos



A pedido de Dilma, ministro negociou com Morales liberação de corintianos . A imprensa, escondeu a notícia

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou na tarde desta quarta-feira que foi pessoalmente à Bolívia a pedido da presidente Dilma Rousseff para negociar a liberação dos torcedores corintianos presos em Oruro após a morte  de um torcedor boliviano  em fevereiro deste ano. “Ela (Dilma) determinou que eu fosse à Bolívia, eu me encontrei com as autoridades bolivianas em Cochabamba, tanto o Presidente Morales como o Chanceler Choquehuanca, outros representantes do Governo boliviano”, disse Patriota em entrevista coletiva.

Os cinco torcedores corintianos que estavam presos no presídio de Oruro foram liberados nesta quarta-feira após cinco meses detidos pela suspeita de serem os autores da morte de Kevin Espada, de 14 anos, em fevereiro deste ano.

 O grupo chega a La Paz na quinta-feira para viabilizar a documentação junto à embaixada brasileira para a volta ao país, segundo Adauto de Oliveira, representante da Gaviões da Fiel.

De acordo com o advogado da torcida organizada alvinegra, Davi Gebara, e Adauto, os torcedores estão realizando os trâmites legais para retornar o país e a expectativa é que retornem ao Brasil na sexta-feira, às 14h

 Reginaldo Coelho, Leandro Silva de Oliveira, José Carlos da Silva Júnior, Marco Aurélio Nefreire e Cleuter Barreto Barros irão passar a noite desta quarta-feira na residência de uma senhora boliviana que cuidou da alimentação deles no período de reclusão na Bolívia. “Desde então, acho que foram quatro encontros, pelo menos, que eu tive com o Chanceler Choquehuanca, tanto em Cochabamba uma nova vez como à margem da Assembleia-Geral da OEA em Antigua, à margem da reunião ministerial da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, na Amazônia equatoriana”, revelou.

 O grupo deve chegar ao Brasil até sexta-feira após mais de cinco meses detidos em um presídio na cidade de Oruro. “Estamos tomando as providências logísticas para que seja no mais breve prazo”, afirmou Patriota. 

 O grupo foi preso após o garoto boliviano Kevin Espada ser morto após atingido no rosto por um sinalizador lançado da arquibancada onde estavam os torcedores do Corinthians no empate por 1 a 1 contra o San José, pela fase de grupos da Libertadores.

 Inicialmente, foram detidos 12 torcedores, mas sete deles foram liberados no começo de junho. Em junho, um juiz boliviano informou a inclusão de um jovem brasileiro de 17 anos, residente em São Paulo, no processo contra vários torcedores do Corinthians, investigados pela morte em fevereiro de Kevin. O jovem, identificado como H.A.M., se entregou às autoridades policiais brasileiras poucos dias após o acontecimento trágico, confessando ser o responsável por acender o sinalizador que matou o boliviano de 14 anos. Com informações da Uol Siga o Facebook do nosso blog aqui

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração