Pages

sábado, 13 de julho de 2013

Ex-procurador Cláudio Fonteles culpa Ayres Britto por demora no julgamento do mensalão tucano

Primeira denúncia contra Marcos Valério chegou ao STF em dezembro de 2003, caindo nas mãos do ex-ministro Ayres Britto, que "deitou" em cima do processo até se aposentar, sem julgar, segundo o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles.

Foi a ação por improbidade administrativa contra o deputado e ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) relativo às eleições de 1998, que subiu ao STF depois que ele havia sido empossado senador. O processo civil pediu a devolução aos cofres públicos de R$ 12 milhões. Ali já estava descrito o "mensalão tucano". O processo criminal, apesar de praticamente ser apenas enquadrar as condutas nos devidos artigos do código penal, só foi aberto no fim de 2005.

Este processo mais antigo, não anda há oito anos porque o STF não examinou um recurso de Azeredo, que pedia que o caso, remetido anteriormente à Justiça de Minas Gerais, tramitasse na corte. Sem decisão sobre esse recurso do tucano, a ação não sai do lugar.

Fonteles questiona por que o ministro não imprimiu a esse caso a mesma celeridade que deu ao mensalão petista, cujo julgamento criminal foi pautado por ele como presidente do Supremo. Ayres Britto se defende dizendo que a ação cível do processo mineiro não corria risco de prescrever, ao contrário do outro processo.

Porém a explicação soa como desculpa, pois se Azeredo tivesse sido condenado por improbidade até o início de 2010, não poderia ser eleito deputado nas eleições daquele ano. (Com informações do Congresso em Foco).

2 Comentários:

Ana Cruzzeli disse...

Gente, se eu não odiasse tanto o Serra, agora poderia até lhe fazer um pequeno elogio tipo:
Paciencia é uma virtude e Serra tem essa virtude

Que horror, até o Gurgel trabalha pro Serra?
Esse processo tem as digitais do catotinha, com toda a certeza.

O bom de tudo isso é que a esquerda não precisa gastar munição eles se matam entre si.

É tão bonito ver esse povo se matando, bem que nesse caso acho que tá perto de prescrever.Tudo bem, meia justiça é melhor que justiça nenhuma

P.S.Quando muitos dizem que PSDB é pior que o PCC taí o tamanho da encrenca.

Ana Cruzzeli disse...

Gente, agora que eu vi que minha postagem saiu no lugar errado é nesse aqui do Gurgel
http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2013/07/parecer-sobre-acao-contra-aecio-sai-em.html

Eu não posso deixar que o procurador Claudio seja maculado. Eu gosto muito desse rapaz. Foi um dos melhores procuradores gerais que o Brasil já teve.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração