Se fizer uma pesquisa entre os telespectadores que assistiram ao programa partidário do PSDB na TV, na quinta-feira (30), não será estranho se o resultado for uma oscilação positiva na intenção de votos em Dilma Rousseff para presidente em 2014.
Isso porque o programa tucano errou a mão, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ficou parecendo um garoto propaganda do governo federal ao quase só mostrar uma realidade brasileira vista com lentes cor-de-rosa.
O programa foi protagonizado pelo senador Aécio Neves praticamente do início ao fim, percorrendo localidades bucólicas de Minas Gerais. O muito que ele mostrou a imagem de um Brasil que vai bem, serviu como propaganda indireta que beneficia o governo da presidenta Dilma Rousseff. O pouco que ele falou sobre inflação (o bordão oposicionista do momento), acabou sendo muito vago, subliminar, sem endereço certo contra o governo federal e, por isso, sem produzir efeitos na grande maioria dos telespectadores.
A intenção do programa foi mostrar brasileiros satisfeitos com suas vidas, vivendo nos estados governados pelo PSDB, sobretudo Minas, onde ele foi governador. Mas o resultado ficou parecendo tratar-se de um pré-candidato a governador de Minas em 2014 que irá apoiar a reeleição da atual presidenta, defendendo a gestão estadual e federal, por tabela.
O programa foi feito pelo marqueteiro Renato Pereira, o mesmo que fez a campanha do governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ), em 2010. Quem mora Rio percebeu que Pereira repetiu a fórmula. Em 2010, Cabral aparecia andando pela cidade em uma Van, falando para a câmera, exatamente como Aécio agora, só mudando a paisagem para Minas. Mas tem uma grande diferença. Cabral mostrava obras feitas em parceria com o governo federal e falava das vantagens para o eleitor fluminense em reelegê-lo junto com a eleição de Dilma, para ambos continuarem fazendo o que estava dando certo. É essa parte do roteiro que não se encaixa no perfil de uma candidatura oposicionista como a tucana.
A falta de ousadia de Aécio para fazer oposição na TV, sinaliza que ele está mais interessado em sair do pleito com a imagem do tucanato melhorada e sem uma rejeição alta (como ocorreu com José Serra em 2010), para não o inviabilizar em 2018, do que na vitória em 2014.
Pelo comportamento dos governadores do PSDB, parece que aprovam esta estratégia, evitando fazer oposição radical à presidenta Dilma em 2014. Esse contexto explica o isolamento dentro do partido de José Serra, a liderança tucana com discurso de oposicionista mais radicalizado.
5 Comentários:
e realmente o aecio neves parece mais estar se apresentando ao povo para entao com o passar do tempo o aecio entao ser um nome conhecido e se fortalercer para o proximo pleito eleitoral,pois o aecio pode em fim nao estar querendo repetir os efeitos eleitoreiros do serra o que culminou em um serra antipatico,em serra com altos indicies de impopularidade por parte do nosso povo,da nossa gente,pois politica com ofensas pessoais ja nao mais atraem o nosso povao que sao inteligentes o suficiente para assimilar uma campanha politica,uma campanha construtiva,com propositos e projetos,e percebem tambem o que e uma campanha politica recheada de birras,de ofensas pessoais,etc...entao o aecio neves pode de fato nao querer repetir o fator serra na campanha eleitoral,em se tratando dos governadores tucanos de evitarem uma campanha de agressividade politica com reflexos pessoais para com a presidenta dilma,pois sao governadores e bem sabem que a dilma a exemplo do nosso amado presidente lula nao fazem distinçao se o governador do determinado estado e tucano ou nao pois a exemplo do nosso amado lula a dilma tambem governa para o povo e nao para a sigla partidaria do qual pertence o governador do referido estado,entao prova-se que o que esta em primeiro lugar para o lula e a dilma e o nosso povo,a nossa gente o nosso brasil,seus estados e municipios,comentei com base nesse e em outros textos que esse exelente blog nos mostra como assim tambem desejo sorte para todos nos do brasil inteiro.
Os tês vão se juntar(Aécio, Eduardo e Marina) e um desses três picaretas será eleito no segundo turno. Se Lula for o nosso candidato sequer terá segundo turno.Lula dar uma surra de votos nos três no primeiro turno.
Essa análise procede, e a frase da conversa fiada é a sintese.
O Aécio é bom de imagem, tipo bom moço. Isso cola naqueles que são pela despolitização, mas chega uma hora que a maioria quer projeto de gestão.
Pelo que tudo indica, em MG essa gestão neoliberal já se esgotou faz tempo. O PSDB ganhou a capital e o governo do estado, mas Minas já avermelhou faz tempo. Esse 2014 será o teste do desgaste final.
Acho que o Pimentel leva essa e esse lenga-lenga do Aécio não cola mais. O cara fez muita besteira no estado, os municipios só são atendidos por programas do governo Federal.
O povo quer mais que uma pinta de bom moço. Tem muita desigualdade no interior de MG assim como em GO. Se não fossem os programas assistencialistas da União e mais os programas de luz para todos esse povo estaria na miséria ou já mortos.
Para fechar o circo dos horrores do Aécio, a industria está fugindo do estado como o diabo foge da cruz. A ultima do mineiro e seu fantoche foi ir a justiça para aumentar a luz que a Dilma recem abaixou.
Quero ver o Aécio em MG vingar. Ele ainda precisa de muito pratocinador de campanha para fazer seu governador e pelos ultimos acontecimento que tudo indica será muito dificil de vingar
Pó pará, senador! Seu negócio é outro.
Concordo com quem postou q os treis vão se unir e podem sim derrotar a DILMA. Vão jogar muito sujo. Gostaria muiiiito que o LULA voltasse, aí sim, nem segundo turno teríamos. VOLTE LULA!!! O BRASIL te ama. VOLTE!!!
Postar um comentário
Meus queridos e minhas queridas leitoras
Não publicamos comentários anônimos
Obrigada pela colaboração