Pages

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Prefeito do PSOL não baixa preço da passagem de ônibus em Macapá

Mesmo a presidenta Dilma zerando a cobrança do PIS e COFINS sobre o transporte público urbano, o prefeito de Macapá, Clécio Luís, do PSOL, não baixou a passagem de ônibus, que continua em R$ 2,30.

O PSOL se diz a favor de zerar a tarifa nos outros 5.563 municípios do Brasil, mas não faz o que diz nos dois municípios onde governa.

Na eleição passada de 2012, o programa de governo de Clécio Luís não fala nada de tarifa zero. Falou em licitar CONCESSÕES e em tarifa barata. Nada diferente do que dizem 99% dos outros prefeitos do Brasil, e do que fazem de verdade prefeitos de partidos de esquerda, como os dos PT e do PCdoB.


A tarifa zero é uma proposta bonita e é até para refletir porque a civilização não trilhou este caminho até hoje. Mas o fato imediato é que implica em aumentar subsídios altíssimos no orçamento municipal. Teria que cortar verbas de outros setores de maior prioridade para o próprio cidadão no atual momento, como saúde, educação e os próprios investimentos na infra-estrutura de transporte para melhorar o conforto e rapidez. Na prática, esse debate deve estar na mesa das discussões do orçamento participativo.



Há também a defesa da estatização do serviço, mas também não é coisa simples de fazer no curto prazo. Esbarra em altíssimos custos indenizatórios para romper contratos de concessão em vigor e desapropriar bens, como a frota, tornando-se inviável para a maioria dos municípios.

Outra questão a ser levada em conta é que, sem uma modificação mais ampla das estruturas tributárias, haverá uma transferência para as costas da prefeitura das despesas de empresas privadas, que hoje tem que dar o vale-transporte a seus trabalhadores.

O outro caminho seria aumentar substancialmente impostos e taxas, o que também esbarra na falta de apoio popular e legislativo, apesar de não restar dúvida de que a progressividade dos impostos no Brasil está longe de acompanhar a curva da ainda má distribuição de renda, o que, mais cedo ou mais tarde, acabará por despertar uma demanda popular para esta causa entrando na agenda política nacional. Infelizmente, o próprio PSOL, por oportunismo, enfraqueceu a luta pela justiça tributária e fortaleceu os mais ricos pagarem menos impostos, quando votou contra a CPMF para financiar a saúde pública em 2008.

5 Comentários:

Anônimo disse...

entao boca falou lingua pagou e ai randolffe rodrigues o prefeito do PSOL do MACAPA nao baixou o valor da passagem de onibus em macapa,e ai sera que o senador randolffe rodrigues vai se pronunciar sobre esse referido assunto?

Yacov disse...

Se o transporte público é concessão do Estado, porque é que o Estado não exige uma melhor prestação de serviços e menores preços ??? E o empresário que não satisfizer esse quesito está fora. SIMPLES ASSIM !!

ANOS tuKKKânus LEWINSKYânus NUNCA MAIS !!! NO PASSARÁN !! VIVA GENOÍNO !! VIVA ZÈ DIRCEU !! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE !! VIVA LULA !! VIVA DILMA !! VIVA O PT !! VIVA O BRASIL SOBERANO !! LIBERDADE PARA BRADLEY MANNING JÀ !! FORA YOANI !! ABAIXO A DITADURA DO STF gloBBBobalizado!! ABAIXO A GRANDE MÍDIA EMPRESARIAL & SEUS LACAIOS e ASSECLAS !! CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ !! LEI DE MÍDIAS, JÁ !! "O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo - O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

Anônimo disse...

SENADOR RANDOLFO
Por que o PREFEITO do MACAPÁ.
Estes CARAS não fazem nada a
Favor do POVO..
Estes POLÍTICOS CORRUPTOS
só FERRAM o POVO..
O Povo não aguenta mais tantas
MENTIRAS.............
Os POLÍTICOS só pensam em seus
INTERESSES........
E nas ELEIÇÕES no ANO
que vem..........

Adriano Matos disse...

Aqui em Manaus, é bem verdade, o preço da passagem diminuiu dez centavos - do aumento já aplicado nesse ano. A propaganda da prefeitura (PSDB), entretanto, nada fala da fonte de recursos pra concessão do benefício. OK, é do jogo não valorizar o adversário. Ainda se aposta, e muito, na ignorância da população.

Unknown disse...

Onde estão o Senador Randolffe Rodrigues e Marinor Corrêia? faziam tanto barulho e manifestavam tanta insatisfação contra as políticas dos outros partidos? O que esses APROVEITADORES DE PLANTÃO estão fazendo em benefício da população de MACAPÁ? Não digam nada, pois é muito fácil criticar aos outros, "FIQUEM CALADOS SEUS ESQUERDISTAS DE MEIA PATADA"!!!!!!!!

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração