Pages

terça-feira, 11 de junho de 2013

Pesquisa CNT desmente Datafolha


 O jornal Folha de São Paulo, comemorou a pesquisa Datafolha que anunciou a queda da presidente Dilma em 8 pontos. A festa não demorou. Um dia depois,  o instituto de pesquisa do jornal foi desmentido por uma nova rodada de pesquisa da CNT

A presidente Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno para a Presidência da República caso as eleições de 2014 fossem hoje, segundo pesquisa divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em conjunto com o instituto MDA nesta terça-feira (11).
Nos dois cenários analisados pelos pesquisadores, a presidente teria mais de 50% das intenções de voto. 

No primeiro cenário avaliado, a presidente teria 52,8% das intenções de voto, contra 17% do senador Aécio Neves (PSDB-MG); 12,5% da ex-senadora Marina Silva (Rede Sustentabilidade) e 3,7% do governador Eduardo Campos (PSB-PE). 


 Na segunda simulação, em que figuram apenas Marina e Aécio, Dilma lidera, com 54,2% das repostas dos entrevistados, ante 18% de Aécio e 13,3% de Marina. Os entrevistados que votam em branco somam 8,6% e os que não sabem ou não responderam totalizaram 5,9%.

Em ambas as simulações, a diferença de Dilma para o segundo colocado é de cerca de 35 pontos percentuais, semelhante ao intervalo verificado pela pesquisa Datafolha divulgada no último domingo. No entanto, ao contrário do Datafolha, que traz Marina Silva na segunda posição, na pesquisa CNT/MDA Aécio Neves aparece em segundo lugar.

Segundo a CNT, a pesquisa não contemplou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva porque ele já declarou que não sairá como candidato.

 73,1% dos entrevistados afirmaram que ainda não possuem candidato para a eleição de 2014. Apenas 17,4% deles sabem em quem votar no próximo pleito, enquanto 2% votariam branco ou nulo e 7,5% não sabem ou não responderam.

"A presidente ganharia em todos os cenários em primeiro turno, disse Clésio Andrade, presidente da CNT, em entrevista após a divulgação dos dados.

A pesquisa também considerou uma situação em que opinaram apenas os entrevistados que conhecem os prováveis candidatos -- 755 num universo de 2.010 pessoas. Nessa situação, Dilma teria com 44,1%, Aécio 22,8%, Marina 14,2% e Eduardo Campos 5,8%, o que levaria a disputa para o segundo turno. Ainda nesta simulação, brancos e nulos somariam 8,9% e 4,2% dos entrevistados não responderam ou não sabiam.

Sobre o grau de conhecimento dos candidatos, a CNT/MDA verificou que Dilma foi reconhecida por 99,5% dos entrevistados, seguida por Marina Silva (75,6%), Aécio Neves (72,6%) e Eduardo Campos (45%).

Quando questionados sobre qual partido político gostariam de ver na Presidência da República, 23,1% dos entrevistados apontaram o PT, legenda da presidente, enquanto 5,1% escolheram o PSDB, o maior partido de oposição ao governo federal, cujo presidente é o senador Aécio Neves.

O PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer e maior sigla da base aliada, recebeu apoio de 2,5% dos entrevistados, seguido pelo PSB, do governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos, com 0,7%. Outros 41,7% não sabiam ou não escolheram e 24% não apontaram nenhum partido.

Aprovação pessoal e do governo

A 113ª Pesquisa CNT/MDA também  avaliou os índices de popularidade do governo e pessoal da presidente Dilma Rousseff. A presidente é aprovada por 73,7% dos entrevistados, e seu governo, por 54,2%. Na última pesquisa, de julho de 2012, Dilma teve aprovação pessoal de 75,7% e aprovação de seu governo foi de 56,6%. A queda na aprovação pessoal de Dilma está dentro da margem de erro, de 2,2 pontos percentuais.

A redução da aprovação de Dilma foi noticiada no domingo por pesquisa do instituto Datafolha. No entanto,  é diferente, não mostra  a  queda mostrada pelo Datafolha.

Entre as instituições que inspiram maior confiança nos entrevistados, a Igreja aparece em primeiro lugar, com 37,5%, seguida da Polícia Federal (13,8%), do Supremo Tribunal Federal (8,2%),  Ministério Público (7,8%), da Presidência da República (7,1%). Senado, com 0,7% de confiança, e Câmara dos Deputados, com 0,6%, aparecem no final da lista. Outros 18,7% dos entrevistados disseram não acreditar em nenhuma delas, e 5,7% não sabem ou não responderam.

Os entrevistados também se dividiram quando questionados sobre o impacto da inflação em sua renda: 36,7% avaliaram que será alto; 36,6% acham que será moderado; 18,6% consideram que será baixo e 8,1% não sabem ou não responderam.
Pesquisa anterior

Na pesquisa anterior, o então cenário eleitoral mostrava que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria com 69,8% dos votos caso a eleição se realizasse no dia que os entrevistados foram questionados. Na sequência, estaria o senador Aécio Neves (PSDB-MG), com 11,9% das intenções de voto e o governador do Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) com 3,2%. A margem de erro era de 2,2 pontos porcentuais para baixo ou para cima.

Em um segundo cenário, a CNT trocou Lula pela presidente Dilma Rousseff, que venceria as eleições com 59% das intenções de voto, seguida por Aécio com 14,8% e Eduardo Campos com 6,5% das intenções de voto. A  pesquisa  foi publicada na Uol

6 Comentários:

Malú disse...

Os petistas e simpatizantes não devem deixar que os conservadores coloquem palavras na boca deles. Mas, é isso que tenho visto. Pessoas repetindo os mantras conservadores, dizendo que a Dilma está errada, que o caos está instalado na economia, que a popularidade da Dilma caiu. É tudo mentira, a Dilma continua trabalhando, e muito, para levar o país o melhor possível em meio a esse caos que estão mergulhados outros países, sua popularidade continua em alta, apesar de estarem fazendo tudo para baixá-la. O Lula pediu que confiássemos na Dilma e ela tem dado mostra que quer o melhor para nós. É uma pessoa leal ao país e dedicada. Dilma, eu confio!

Anônimo disse...

entao estamos dispostos a votar na dilma em 2014,como revela a pesquisa CNT,estamos dispostos a votar no nosso presidente lula,o presidente da maior inclusao social ja vista na historia do nosso brasil,estamos dispostos a votar no PT, NAO estamos dispostos a votar nos vaidosos e anti-povao: aecio neves, eduardo campos e marina silva,estamos bem governados ha exatos DEZ anoa pelos governos do PT com o amado presidente lula e com a dilma.

Anônimo disse...

bem com a dilma ou com o nosso amado presidente lula quem sai vencendo e o povao, o povao que de acordo com o levantamento da pesquisa dizem nao querer os candidatos vaidosos: Aecio neves,Eduardo campos e Marina silva,entao isso implica dizer que o povao aprova a dilma e aprovam o lula,entao o lula e o presidente da maior inclusao social ja existente no brasil,amamos o lula e adorariamos que ele fosse o nosso presidente novamente,mais vale lembrar que o lula esta em um momento lula de palestras entao devido aos compromissos de palestras o lula entao pode apenas dar um apoio a dilma,mais entao vamos continuar com a dilma que ta indo bem no governo.

Anônimo disse...

O jornalista Jânio de Freitas já colocou as coisas no devido lugar. Também não dá pra acreditar que um governo que promove a alta do PIB e da produção industrial e a baixa da inflação e do desemprego não tenha apoio da maioria.

Anônimo disse...

Acreditei no Lula ,e acredito muito na Dilma,sei que ela está fazendo o melhor para nosso Brasil. Mais tem aqueles que não fez nada quando teve na mão o nosso país.E uma pena , deixe-nos em paz ,deixe a nossa presidenta Dilma trabalhar em paz.E para com tantas mentiras, pois o povo não acredita em tantas mentiras, nós estamos, de olhos abertos, não somos bobos. viu !!!

NA ESCUTA disse...

Ate outubro de 2014 veremos tudo de novo, mentiras, insinuaçoes, CPI's, invençoes e velhos fantasmas da politica "levaram dos tumulos" para criar situaçoes, pelos visto investirao em protestos desta vez .E... mudando de assunto semana passada a fundaçao fhc se reuniu com a diretoria da Band, alguem sabe por que sera???????

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração