Pages

domingo, 30 de junho de 2013

Mesmo sem ser candidato, Lula venceria no 1o. turno em qualquer cenário

Esse blog não acredita nos números da pesquisa do Datafolha porque tem erro lógico gritante. Mostra Aécio Neves e Eduardo Campos subindo uns pontinhos, quando seus perfis de políticos tradicionais não os favorecem na atual conjuntura dos recentes protestos.

Uma queda da popularidade de Dilma até é compreensível, em um momento de catarse, onde a presidenta virou para-raios para todas as descargas de insatisfações. O que é difícil de acreditar no Datafolha é que ninguém dos 45% que avaliaram seu governo como razoável (o que não é desaprovação) declare intenção de votar nela.

Há motivos para reagir e tomar os cuidados necessários para atender anseios populares, inclusive todos nós temos que travar a guerra da informação que está em curso. Mas os números em si precisam ser enfrentados com serenidade, pois, mesmo diante desse pior momento, 30% acham o governo ótimo/bom e 45% acham razoável. Se esse for o fundo do poço, ainda são números bastante satisfatórios para um governo que completou apenas 2 anos e meio de mandato, e ainda tem muita coisa em construção, que só terá visibilidade popular no ano que vem. Da mesma forma que há essa queda, é possível haver subidas quando a poeira da catarse baixar e as coisas voltarem à racionalidade.

Em todo caso, seguem os números do Datafolha, na simulação com o nome de Lula, onde ele vence em primeiro turno, em qualquer cenário:

Cenário 1 com 4 candidatos:

Lula 46%
Marina Silva 19%
Aécio Neves 14%
Eduardo Campos 4%

Cenário 2 com 5 candidatos:

Lula 45%
Marina Silva 14%
Joaquim Barbosa 13%
Aécio Neves 12%
Eduardo Campos 4%

Reparem que, no cenário 2, Aécio cai para o quarto lugar.

Há movimentos na oposição partidária e na imprensa querendo aproveitar esse momento para dividir, provocar confusão, enfraquecer Dilma em seu governo (inclusive com fins lobistas), fazendo ilações sobre Lula ser candidato. Lula declarou que não é candidato em 2014 e que será cabo eleitoral de Dilma.

O momento não é de pensar na eleiçao de 2014 nestes termos, coisa que só interessa à oposição. Para quem tem responsabilidades de governar, a eleição é consequência de cada ato que faz ou que deixa de fazer. Para o governo, o momento é de dar respostas às insatisfações e pressões por mudança feita nas ruas para fazer as reformas que estão travadas no Congresso, a começar pela reforma política, através de um plebiscito. E também por forçar mais conquistas sociais, já que a correlação de forças no próprio Congresso muda com a pressão das ruas.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Como cidadão pagador de impostos e que, se fosse o caso, faria seus protestos através da sociedade civil organizada, não posso ficar refém de indivíduos de extrema-direita que protegem e aplaudem vândalos, saqueadores e bandidos em geral. Por isso tenho o direito de exigir que os criminosos que viajam de um Estado para outro, aproveitando-se das concentrações populares de torcedores da Copa das Confederações incitando a violência, sejam identificados pelos serviços de informação do governo, presos e julgados.

Ana Cruzzeli disse...

Realmente Zé, esse não é mesmo momento de pensar em 2014 e não tenho duvidas que Dilma não tá nem aí para essa pesquisa de ocasião e muito menos Lula. Eles estão entrando de cabeça são nas reformas o resto é isso mesmo, diversionismos para provocar confusão.

A coisa tá tão feia para o lado de lá que o Merval mesmo a contragosto teve que mostrar um pesquisa interna do PSDB para dizer que sim Aécio ainda está no páreo, ele estaria tecnicamente empatado com Marina, mesmo que, a contra gosto, ter que mostrar que Dilma já teria recuperado 10% de votos ¨perdidos¨

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/107046/Pesquisa-do-PSDB-%C3%A9-melhor-para-Dilma-do-que-Datafolha.htm

E como diz o Carta Maior

¨DATAFOLHA: COM O MUNDO DESPENCANDO NAS RUAS, PT TEM DOIS CANDIDATOS COMPETITIVOS PARA VENCER EM 2014; PSDB, NÃO TEM NENHUM: com Lula, o PT venceria no 1º turno, com 46%; *com Dilma, teria 30% e enfrentaria Marina (23%)¨

Olha bem que ironia, até Marina tem a estrela vermelha na testa. O povo que votou na Marina em 2010 foi porque a associava e muito a plataforma do PT. Cada dia cai a ficha que isso não existe mais, que Marina está mais a direita do progresso, cada dia ela fica mais pequena.
Enfim, eu não dei bola para a DataFolha e aí está mais uma para a gente continuar a revolução, pois ela não será televisionada e não sai em pesquisa comprada

EX-DUDU, NUNCA MAIS DUDU disse...

NÃO VAMOS BRINCAR COM ESSE BANDIDINHO QUE ELE É ESPERTO. VEJAM ESSA: DE OLHO NO IMPACTO DAS MANIFESTAÇÕES QUE TOMAM AS RUAS DO PAÍS, O GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS, PRESIDENTE NACIONAL DO PSB, REÚNE O COMANDO NACIONAL DA LEGENDA NESTA SEGUNDA-FEIRA (1º). O ENCONTRO, QUE SERÁ REALIZADO NO HOTEL GOLDEN TULIP, RECIFE, ÀS 18H, DEVERÁ DEFINIR UMA POSIÇÃO OFICIAL DO PARTIDO EM RELAÇÃO AOS MOVIMENTOS POPULARES. O DIRETÓRIO NACIONAL DO PSB CONTA COM NOMES COMO CID E CIRO GOMES (CE), LUÍZA ERUNDINA (SP), ANTÔNIO CARLOS VALADARES (SE), LÍDICE DA MATA (BA) E RODRIGO ROLLEMBERG (DF). APESAR DE NÃO COMPOR A DIREÇÃO PARTIDÁRIA, O GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO, RENATO CASAGRANDE, TAMBÉM MARCARÁ PRESENÇA NA REUNIÃO.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração