Pages

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Governador tucano quer desistir de viagem para evitar que vice assuma o cargo





Se Alckmin for para fora do país, o governo paulista ficará nas mãos de Afif, ministro da gestão Dilma Rousseff (PT), responsável pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com status de ministério.

O governador disse que em seu lugar poderá ir o secretário de Planejamento, Julio Semeghini (PSDB). "Nós ainda vamos definir. O Estado de São Paulo estará bem representado pelo secretário Julio Semeghini ou por mim mesmo", afirmou, depois de inaugurar um laboratório de robótica e neuromodulação no Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, na capital.

"Essa definição de quem irá representar o Estado nós vamos fazer mais ao longo da semana", disse, comentando em seguida que "é muito provável" que ele mesmo vá a Paris. "Só vamos definir mais ao final da semana", reiterou.

O tucano disse não estar constrangido com o fato de um ministro da gestão Dilma assumir o principal Estado comandado pelo PSDB. Alckmin, no entanto, afirmou que ainda não conversou com Afif sobre a viagem.

O vice-governador afirmou que irá assumir a gestão paulista e, para isso, pedirá o afastamento temporário do governo federal, seguindo instruções da Advocacia-Geral da União (AGU). De acordo com parecer da AGU, não há ilegalidade nem impedimento em Afif substituir temporariamente Alckmin, desde que se afaste da função no governo federal nesse período.

O governador tem que publicar sua decisão até sexta-feira no Diário Oficial do Estado. O tucano deve ir na noite de domingo e desembarcar em São Paulo na quinta-feira, se decidir viajar.

O acúmulo de cargos de Afif está sendo analisado pela Assembleia Legislativa. A análise do pedido de perda de mandato do vice, apresentado pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), foi aceita pelo presidente da Assembleia, Samuel Moreira (PSDB). O caso está na Comissão de Constituição e Justiça.

O relator, deputado Cauê Macris (PSDB), pediu a prorrogação do prazo para apresentar seu parecer e deverá divulgar o documento na terça-feira, quando Afif poderá estar à frente do governo.

A tendência é que o debate sobre a perda do mandato de Afif seja levado ao plenário da Assembleia. Alckmin tem apoio da maioria dos 94 deputados. (CA)
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), cogita não viajar ao exterior na próxima semana para evitar que o vice-governador e ministro, Guilherme Afif Domingos (PSD), assuma o governo paulista. Alckmin iria a Paris para defender a candidatura da capital para sediar a feira Expo 2020 e ficaria na França de segunda a quarta-feira. Ontem, no entanto, recuou e disse que só definirá no fim da semana se fará a viagem.

1 Comentários:

Anônimo disse...

estranho o governador tucano geraldo alckiminn cogitar desistir de viagem para que o vice governador nao assuma,ora na ausencia do titular quem tem o direito de assumir e o vice.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração