Pages

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Após manifestações no Paraná, tucano Beto Richa dá cargo de secretário a condenado por peculato


Beto Richa (PSDB), governador do Paraná, nomeou aliado condenado por improbidade administrativa

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), nomeou como secretário especial do Cerimonial e Relações Internacionais um aliado de longa data condenado por improbidade administrativa e que responde a ação criminal por peculato por conta de uma acusação de desvio de dinheiro público.

Com a nomeação, no último dia 19, Ezequias Moreira ganha direito a foro especial na continuidade do processo. Se não tivesse ganhado esse cargo no primeiro escalão do governo do Paraná, ele deveria comparecer a audiência e julgamento do caso, prevista para a 5.ª Vara Criminal de Curitiba, já nesta quinta-feira (27).

Agora, porém, o próprio MPE (Ministério Público Estadual), autor da denúncia, informou que "manifestou-se pela remessa do processo ao Tribunal de Justiça, uma vez que o réu passou a ter o direito a foro por prerrogativa de função".

"Sogra-fantasma"

Ezequias Moreira trabalhou no gabinete de Richa na Assembleia Legislativa quando o governador era deputado estadual, na década de 1990. Quando o tucano se elegeu prefeito, em 2004, Moreira tornou-se chefe de gabinete dele.

 Em 2007, veio à tona que a sogra de Moreira, Verônica Durau, detinha cargo em comissão na Assembleia havia 11 anos, ainda que ela mesma tivesse admitido que nunca trabalhara na casa.

Segundo a denúncia que resultou na ação movida pelo MPE, os salários em nome dela (R$ 3.400 mensais) eram depositados em conta bancária em nome do aliado de Richa. No Paraná, o escândalo ficou conhecido como o "caso da sogra-fantasma".
 Diretor da Sanepar

Quando Richa se elegeu governador, em 2010, o aliado recebeu o cargo de diretor de Relações com Investidores na Sanepar, empresa estatal de saneamento básico. Moreira ocupava o cargo na diretoria da estatal quando foi condenado pela Justiça por improbidade, em ação administrativa movida pelo MPE. A pena foi uma multa.

A outra ação, criminal, pode levar o aliado de Richa à prisão – a pena para o crime de peculato chega a 12 anos de detenção. Com o foro especial, porém, o julgamento deve atrasar, e a chance de não haver punição aumenta.

Caso o agora secretário seja condenado à pena mínima, de dois anos de detenção, o crime será considerado prescrito.Com  informações  da Uol

1 Comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Tabuleiro: Direita ou Esquerda

O Tabuleiro de xadrez é coisa chique, você tem um; Sabemos que é antigo, assim como desde antigamente é o retrato da sociedade, vamos entender.
Torre: É a casa grande dos poderosos, lá planejam o movimento do povo.
Cavalo: É onde o Poderoso está montado, Fortuna, Dinheiro, Propriedades.
Bispo: Religiões, Políticos e Juristas, São os de sempre, como qualquer desumano falam mais não praticam o que falam.
Rainha: É a barbei da sociedade, ligeira e dentro da alta sociedade.
Rei: São os poderosos que na casa grande planejam a aquisição de novos cavalos.
Peões: É o Povo, somos nós que vivemos à custa do que é dissidido nas Torres.
Tabuleiro: Pais, as terras onde esta a casa grande.
Engana-se quem acha que vai começar o jogo, não peões, no decorrer dos anos, foi incorporado ao jogo duas peças que influencia muito no resultado.
Jogador: É a mídia, como é de se pensar todo o movimento no tabuleiro está na mão da mídia, acham exagero, pois é a mídia que movimenta os peões e por conseguinte as outras peças vão atrás para não morrerem.
Torcedores: São os especialistas e peritos metidos a dar opinião como deve ser o jogo.
Não quero ser um torcedor, Vamos ao Jogo: Existem as pedras Pretas (representa a direita) e Brancas (representa a esquerda). Ambas batalham pelo poder no tabuleiro. Neste já houve outras batalhas que resultou na chegada das pedras Verdes (ditadura), não foi bom para ninguém principalmente as brancas que tiveram muitas delas quebradas.
A nós peões que somos em maior número, e como não sabemos as intenções do Jogador, não acreditamos no Bispo e não temos Cavalo para montar, nos resta uma saída, saber se queremos ser preto ou branco, descobrir as intenções do Jogador, descobrir as intenções de cada cor, trocar de bispo, não fazer o movimento dos torcedores, por que com torcida organizada fica mais difícil saber que bandeira carregar nas manifestações, veja se as Bandeiras nas manifestações são estas Plebiscito, Constituinte, reforma Política, Reforma Tributaria, Regulamentação do Jogador assim teremos conhecimento de suas jogadas erradas ou certas.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração