Pages

domingo, 19 de maio de 2013

PF vai investigar boato sobre suspensão do Bolsa Família


No mesmo dia que todos os tucanos se reuniram para eleger  o senador Aécio Neves presidente do PSDB e confirmar sua candidatura á presidência da República, boatos foram  espalhados  em cidades do Nordeste  (onde Lula e Dilma tem aprovação recorde) de que o Bolsa Família teria os pagamentos suspensos e iria acabar!.Parece que a campanha eleitoral já começou. O leitor vê como apenas coincidências?

Só lembrando

Boatos, espalham a turma do Serra quando criam dossiês falsos e ficha falsa da Dilma e mandam para a Folha publicar. Boatos, fez José Serra quando criou o dossiê Lunus para acabar com a candidatura de Roseana Sarney que disputava a presidência com ele. 


 O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitou neste domingo (19) à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a origem de um falso boato, espalhado neste sábado em cidades do Nordeste, de que o Bolsa Família teria os pagamentos suspensos. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, o pedido foi feito diretamente ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello, e o encaminhamento para abertura da investigação deve ocorrer nesta segunda-feira (20).

O pedido partiu da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que telefonou mais cedo para Cardozo. A falsa informação, já desmentida oficialmente neste sábado (18) pelo governo, se espalhou em alguns estados do Nordeste e gerou tumulto, com beneficiários correndo às agências da Caixa para sacar dinheiro do programa.

Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff ficou "muito preocupada" com o episódio e determinou imediata apuração sobre a origem e a disseminação do boato. O programa social de transferência de renda beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país


 A origem do boato ocorrido neste sábado (18) de que o programa do governo Federal Bolsa Família seria extinto será investigada pela PF (Polícia Federal). A falsa informação causou correria, confusão e tumulto em Estados do Nordeste no fim da tarde de ontem e levou beneficiários a tentar sacar o dinheiro em casas lotéricas e terminais de autoatendimento da CEF (Caixa Econômica Federal). A investigação policial foi determinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Para tranquilizar os beneficiários, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) e a CEF divulgaram notas negando a informação e reforçando que o programa continua ativo, sem qualquer alteração. "Não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família", disse em nota o MDS. A CEF também reforçou a que a informação se tratava de boato e destacou que "o pagamento do Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo governo Federal."


A quantidade de pessoas tentando sacar o benefício causou tumultos em shoppings que têm agências da CEF e lotéricas. Ao menos nove terminais de autoatendimento foram depredados no Maranhão por conta do boato, que começou no boca a boca e caiu na internet. Também há relatos de tumultos nos Estados da Bahia, Alagoas, Piauí e Paraíba.

De acordo com o governo Federal, foram registradas ocorrências no Amazonas e Rio de Janeiro.
Maranhão

Beneficiários que tentaram sacar dinheiro em agências da CEF no Maranhão e não conseguiram porque os terminais de autoatendimento estavam sem dinheiro ficaram revoltados e depredaram nove terminais, de acordo com a superintendência da Caixa no Estado.

Segundo o superintendente da CEF no Estado, Hélio Duranti, foram registradas ocorrências de depredações em São Luís, nas agências localizadas na Cohab, na avenida Gonçalves Dias, na praça Deodoro e nos bairros São Francisco e Renascença, além de agências do banco em Santa Rita (80km de São Luís) e Barreirinhas (323km de São Luís).

Os boatos no Estado começaram após a ocorrência de um atraso no cronograma do pagamento do Bolsa Família deste mês de maio, de acordo com a CEF. O banco afirma que há dinheiro para os saques, mas que devido à alta demanda os terminais de autoatendimento ficaram sem dinheiro.
Alagoas

A promotora do MP (Ministério Público Estadual) de Alagoas, Marluce Falcão, estava no shopping Pátio Maceió e quando viu o tumulto na casa lotérica ficou assustada. Falcão é responsável pela fiscalização do Bolsa Família no MP e tentou explicar à multidão que a informação era inverídica.

"A história não procede. Conversei com algumas pessoas, mas é muita gente e não tem como controlar esse tumulto. Pedi à administração do shopping que reforçasse a segurança e acionasse a polícia porque ninguém consegue entrar ou sair daqui e a cada minuto chega mais gente", disse ela, temendo que se "todos os beneficiários de Maceió forem às agências bancárias e lotéricas será uma confusão descontrolada".

A empregada doméstica Jane Cabral, 39, foi uma das beneficiárias do Bolsa Família de Alagoas que acreditou no boato depois que uma vizinha passou pela casa dela, no fim da tarde, e avisou que estava indo sacar o dinheiro e que ela também teria de ir.

"Larguei o que estava fazendo e sai correndo para uma lotérica no supermercado aqui perto de casa, mas não consegui tirar o dinheiro. Tinha muita gente e o pessoal da lotérica avisou que tinha acabado o dinheiro em caixa. A confusão piorou porque ninguém acreditou e chamaram os seguranças do supermercado", contou.

Cabral disse que depois que viu que não ia conseguir sacar o dinheiro na lotérica que estava no bairro do Barro Duro chamou o marido e foi com ele a lotérica do bairro da Gruta de Lourdes, mas também a tentativa foi em vão.

"Estou sem acreditar que isso é boato porque todo mundo veio", disse ela.

A correria da dona de casa Anilsa Marques, 37, que mora na grota do Ouro Preto e estava com os dois filhos, de 8 e 9 anos, foi tão grande que durante o tumulto na lotérica do bairro da Gruta de Lourdes ela perdeu uma das sandálias. "O empurra-empurra está demais. Sai porque estou com meus filhos e não vou morrer imprensada", disse ela, descalça e dizendo que não estava ainda acreditando que não era boato.
Piauí

Em Picos (a 308Km de Teresina), as filas nas lotéricas e na agência da CEF também causaram um "tumulto gigantesco", conta o jornalista Edmar Ferreira. Durante a tarde as lotéricas ficaram lotadas e a agência ainda tinha fila de beneficiários à noite tentando sacar o dinheiro do programa, relata.

O boato que chegou a Picos foi que a "presidente Dilma disse na televisão que o benefício de todos sairá neste dia 18 de maio", diz o jornalista.
Paraíba

Segundo o Portal Correio, em uma agência na avenida Cruz das Armas, houve tumulto, e a Polícia Militar precisou ser acionada para conter a população.
Prefeituras também esclarecem boato

As prefeituras de Conceição do Coité (a 235Km de Salvador) e de Maceió (AL) afirmaram que a informação era um boato e destacaram que "o Programa Bolsa Família continua ativo e os benefícios continuam sendo pagos normalmente".

A secretária de Ação Social de Conceição do Coité, Evania Carneiro, orientou que as famílias devem continuar recebendo nos dias programados de acordo com o final do cartão. "Os benefícios que não forem sacados nas datas indicadas em seus finais podem ser sacados normalmente até o fim da folha de pagamento", informou. Na Uol

eja as notas oficiais que desmentem o boato:

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil."
"A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família. O calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101."

MDS: O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, MDS, informa que não há qualquer veracidade nos boatos relativos à suspensão ou interrupção dos pagamentos do Programa Bolsa Família. O MDS reafirma a continuidade do Bolsa Família, assegura que o calendário de pagamentos divulgado anteriormente está mantido e que não há qualquer possibilidade de alteração nas regras do Programa. O Bolsa Família está completando 10 anos e beneficia atualmente 13,8 milhões de famílias. É o maior e melhor focalizado programa de transferência de renda com condicionalidades do mundo e continuará cumprindo seu papel fundamental para a estratégia de superação da extrema pobreza no Brasil.

Caixa: A Caixa Econômica Federal informa que o pagamento do programa Bolsa Família ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal. A Caixa esclarece ainda que não procede a informação de que hoje seria o último dia para o pagamento do Bolsa Família. O calendário de pagamento pode ser consultado através do site www.caixa.gov.br e pelo telefone 0800 726 0101.

Seades: Em virtude do boato veiculado neste sábado (18), a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) vem a público informar que o Programa Bolsa Família NÃO será cancelado e nega, portanto, os rumores de que as famílias beneficiadas perderiam o auxílio do maior programa do Governo Federal. O Programa Bolsa Família propicia a transferência de renda direta às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, vinculado a outros serviços socioassistencias. Atualmente, atende a mais de 13 milhões de famílias em todo território nacional e só em Alagoas são mais 400 mil famílias beneficiadas, com repasse de cerca de 66 milhões mensais, conforme dados do mês de abril. O principal objetivo do Programa é atender a essas famílias através de ações e programas complementares que contribuam para o desenvolvimento e a emancipação das famílias.

Prefeitura: A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, esclarece que o Programa Bolsa Família continua ativo em Maceió. Os benefícios continuam sendo pagos normalmente e não há nenhuma suspensão ou alteração no modo de pagamento do Programa Bolsa Família, que é uma das ações do Governo Federal. Reafirmamos, dessa forma, que não há motivo para pânico por parte dos beneficiários, pois o repasse do auxílio do Programa Bolsa Família prosseguirá normalmente nos próximos meses, sem nenhuma alteração.

13 Comentários:

Anônimo disse...

querido ministro jose eduardo cardozo cobre da PF investigaçao com relaçao a essa mentira que foi espalhada de que seria suspenso o bolsa familia,ora o bolsa familia jamais acabara pelo menos nos governos do PT o bolsa familia e prioridade pois os governantes do PT tem respeito para com as nossas familias o lula do social,do bolsa familia,da moradia popular,das creches e merenda escolar, o lula do trabalho de carteira assinada,do enem,do prouni estao tudo isso somado ao bom programa bolsa familia e igual a inclusao social e o lula foi o pai do bolsa familia em seu governo,pois houve muito mais familias do nosso brasil incluidas no programa bolsa familia no governo do nosso lula e continuando com a dilma,por favor ministro cardozo cobre investigaçao e puniçao para que essa ou essas pessoas nunca mais inventem tamanha mentira e tamanha falta de respeito para com as nossas queridas familias,que a justiça do brasil faça justiça em cima desse ou desses falsos boateiros,comentei com base nos textos que sempre estao expostos nesse serio blog, a paz do senhor para todos nos do brasil e do mundo inteiro e desejo sorte a nossas familias brasileira e dizer que o bolsa familia no governo do PT nunca vai acabar e sim continuar.

Anônimo disse...

nunca votei no pt mais agora aproveito este espaço cedido por esse blog para dizer que se o boato sobre o fim ou suspensao do programa bolsa familia partiu da oposiçao e o fim dessa opisiçao para mim pois nao se faz politica em cima de desrespeito e noticiarem uma mentira deslavada dessas com relaçao do bolsa familia e puro desrespeito para com o brasil,para com as nossas familias que sao beneficiadas com o bolsa familia e olha que tem opositores ao governo do PT que fazem duras criticas ao bolsa familia como e o caso so senador do nordeste o jarbas vasconcellos que em uma frase sua que li dias atras em um texto de reportagem escrito nesse blog o jarbas teria dito que o bolsa familia e "um programa de incentivo a vagabundagem",nao sou eleitor petista mais discordo totalmente do respeitavelsenador jarbas vasconcellos,vai ver foi por isso que o filho do jarbas perdeu a eleiçao para vereador no recife,pois com rancor,ira,odio, nao mais se faz politica o eleitor consciente dos dias de hoje nao mais aguenta truculencia e retroatividade na politica,ora o governo do lula foi bom,da dilma ta bom entao nao se pode fazer politica tentando desqualificar os bons meritos obtidos pelo gestor lula e pela gestora dilma rouseff,desejo sorte e respeito para todos nos.

Anônimo disse...

que nao fique em puni esse ou esses mentirosos que inventaram o fim do bolsa familia,senhor ministro jose eduardo por favor faça com que a PF faça uma implacavel caça a esses boateiros que puseram panico a nossas familia e que a presidenta dilma va em cadeia nacional de radio e televisao desmentir esse boato,pois se tem uma coisa que e prioridade no governo do pt e o bolsa familia,querido ministro eduardo cardozo localize esses boateiros para que sejam punidos e que tenham a sua mentira desmascarada,desejo exito ao ministro eduardo cardozo na caça aos boateiros e puniçao severa para os boateiros pois nossas familias precisam ficarem a par de quem sao os seus adversarios pois no governo do pt nunca que seria suspenso o bolsa familia,sorte a todos nos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pamela Pitombeira disse...

Acho que tem dedo de tucano nessa história aí, viu... a baixaria já começou! 2014 vem bomba!

Anônimo disse...

pessoal do blog ver se voces concordam comigo e muito estranho em pleno sabado dia em que houve eleiçao para presidente nacional do PSDB em que o aecio neves nao so foi eleito presidente da sigla partidaria e tambem se comfirmou sua candidatura a presidencia ano que vem e logo foram espalhados falsos boatos de que o bolsa familia teria sido suspenso e mais estranho ainda escolheram as cidades da regiao nordeste do brasil para causarem panico para as nossas familias nordestinas,mais que nao so as nossas familias nordestinas como as nossas familias brasileira fiquem tranquilas pois o bolsa familia nao caba nunca,enquanto o brasil estiver sendo governado por governantes do PT o bolsa familia vai continuar e vai ser ampliado,pois para os governantes do partido dos trabalhadores as nossas familias e o bolsa familia e prioridade, e sagrado,que seja investigado pela PF o inventor ou inventores desse ato de ma fe, de falta de respeito para com as nossas familias,e quando descoberto quem foi ou quem foram que sejam severamente punidos doa a quem doer,pois tais atos sao inadmissiveis,na cidade em que moro o pessoal estavam em frente a caixa economica a noite ai uma subrinha da minha mae ligou aqui em casa e disse que achava que a caixa estava sendo assaltada pois tinha policiamento em frente a agencia,mais logo depois ela ligou e disse que foi por causa desses falsos boatos envolvendo essa mentira de que o bolsa familia seria suspenso,coisa feia apelarem ate para mentiras como essa,ora com o governo do PT o bolsa familia nao caba nunca,comento baseada em reportagens que leio,assisto e acesso nesse exelente blog,sorte a nos.

Anônimo disse...

quem espalhou essa mentira de que o bolsa familia seria suspenso e porque nao tem um pingo se quer de respeito pelas nossas familias,ministro jose eduardo cardoso com sua vasta inteligencia e dominio na area juridica faça um pedido para que a PF faça uma ampla investigaçao e chegue ate o mentor ou mentores dessa mentira,pois nao e justo fazer esse tipo de coisa com as nossas familias que prontamente sao muito bem atendidas por esse marco programa de inclusao e ajuda social para as nossas familias,o lula e a dilma jamais suspendiam o bolsa familia e sim ampliam o bolsa familia para que mais familias carentes do nosso brasil tenham o direito de cada final de mes pegarem o seu cartao do bolsa familia e irem a caixa economica ou a casa loterica receberem o dinheiro do seu bolsa familia,esperamos que logo apareça quem fez um absurdo desses.

Anônimo disse...

fico a imaginar quem foi ou quem foram capaz de inventarem uma mentira desrespeitosa dessas para com as nossas familias e especificamente nossas familias nordestinas de que o bolsa familia seria suspenso ou acabaria,ora que mentira jamais os nossos governantes do PT acabariam com o bolsa familia um dos bons programas do governo do PT que tao bem nos faz para as nossas familias do brasil e do nordeste,mentira tem perna curta e logo vai aparecer o responsavel ou responsaveis por essa mentira,ministro cardoso ponha a PF na investigaçao cobre açao da PF nesse caso, em busca da verdade.

Anônimo disse...

A falta que faz um meio de comunicação imparcial para dar uma resposta a essaas tentativas de desestabilização. Como na Venezuela, Argentina e outros países em que a direita nacional e internacional perdeu seus espaços tucanos e afins jugam sujo na vã esperança de vencer eleições no tapetão.
NO PASARÁN!!!

Chico Alencar disse...

Gente hoje por volta da 15:00 passava em frente a uma agencia da CEF na Av. 13 de Maio em Fortaleza e vi uma fila quilométrica de pessoas para entra na agencia. Fique intrigado com a cena, agora entendi tudo. Isso tudo é um grande absurdo. A PF deve realmente investigar este crime contra a dignidade humana das pessoas mais pobres da sociedade e um crime contra a ordem financeira.

Daniel A. Cavalcanti disse...

Observem o que um boato, uma infâmia como esta ocasionou a milhares de pessoas que necessitam desses recurso.
Isso, certamente partiu de um grupo que nunca se importou com essa gente, que sempre relegou o povo da história do país. Esse povo, que pela primeira vez foi abraçado pela República nesses últimos 10 anos, sofre com esse boato viral, propagado por verdadeiros sádicos e inimigos da humanidade.
Queremos crer na ombridade da Polícia Federal nesse caso.
Viva o Povo Brasileiro, toda solidariedade ao povo do Nordeste.

Anônimo disse...

Estu no aguardo da acäo da PF neste caso, isso näo pode ficar impune. E que a imprensa divulgue o cidadäo malandro que fez isso, ou a Dilma perde a forca.

Anônimo disse...

O boato sobre o Bolsa Família demonstra duas coisas:

1º- O nível que a oposição pretende imprimir às eleições de 2014:

2º- O desespero dessa mesma oposição que não sabe mais o que fazer para inviabilizar a reeleição de Dilma.

Luis disse...

Vou criticar, o Ministro da Justiça cochila demais, é muito vacilão, vai pedir pra PF abrir um inquérito... aí que sono...

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração