Pages

domingo, 5 de maio de 2013

Luiz Gushiken absolvido. A imprensa não deu manchete


A imprensa,  que no passado, publicou manchete sensacionalista  julgando e condenando o ex-ministro - do governo Lula-  da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Luiz Gushiken  não deu espaço nos jornais para publicar a  absolvição

Doze réus da Ação Penal 470, o processo do mensalão, foram oficialmente absolvidos nesta sexta-feira. A informação foi divulgada no sistema de acompanhamento processual do Supremo Tribunal Federal (STF).

O caso dos réus “está transitado em julgado”, já que o Ministério Público Federal (MPF) não recorreu da decisão até ontem, quando terminou o prazo para os embargos declaratórios na Suprema Corte.

A decisão garante a absolvição do ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto Pereira; do ex-chefe de gabinete do Ministério dos Transportes, José Luiz Alves; do ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Luiz Gushiken; da gerente financeira da SMP&B, Geiza Dias dos Santos; da ex-assessora parlamentar, Anita Leocádia Pereira da Costa; do ex-assessor do PL, Antônio de Pádua de Souza Lamas; da ex-vice presidente do Banco Rural, Ayanna Tenório Tôrres de Jesus; do publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes Silveira; e dos ex-deputados João Magno (PT-MG), Paulo Rocha (PT-PA) e Professor Luizinho (PT-SP).

Ontem, mesmo sem ter sido condenado pelo STF, o empresário Carlos Alberto Quaglia recorreu da decisão. Seu caso foi encaminhado para a Justiça Federal de primeira instância logo no início do julgamento porque houve problemas processuais na tramitação no Supremo. Para o defensor público geral Haman Tabosa e Córdova, a Corte deve extinguir a acusação de formação de quadrilha, pois os demais réus acusados do mesmo crime foram absolvidos.

Além de Quaglia, todos os 25 réus condenados no julgamento apresentaram recursos ao STF. Os embargos declaratórios agora serão encaminhados ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Ele terá dez dias para se pronunciar. Depois dessa etapa, o relator e presidente do STF, Joaquim Barbosa, reúne todas as informações e prepara os recursos para levar a plenário. Barbosa informou que deve começar a avaliar os recursos a partir da próxima semana.

Após o julgamento dos embargos declaratórios, os condenados podem apresentar outro tipo de recurso, os embargos infringentes. Segundo o Regimento Interno do STF, os recursos que permitem pedido de novo julgamento só podem ser usados quando existem ao menos quatro votos pela absolvição. Os ministros ainda não decidiram se esse recurso é admissível, pois alguns acreditam que a ferramenta foi suprimida pela legislação comum.

Dos 40 réus iniciais, três não chegaram a passar pelo julgamento. Dos 37 julgados, 25 foram condenados e 12 absolvidos. A Corte decidiu que 11 deles devem cumprir a pena em regime inicialmente fechado, 11 em regime semiaberto, um em regime aberto e dois tiveram a pena substituída por medidas restritivas de direito, como pagamento de multa e proibição de exercício de função pública. Ao todo, as condenações somaram 273 anos, três meses e quatro dias de prisão, e as multas superaram R$ 20 milhões em valores ainda não atualizados.- Da Agência Brasil

6 Comentários:

Anônimo disse...

mais e claro que essa parte da midia arrogante,prepotente e tendenciosa como a globo,veja,estadao,folha de sao paulo e um minusculo que vive a serviço dos maiusculos que e um tal de jornal da midia jamais colocariam em seus noticiarios que um membro do pt foi abssolvido de alguma denuncia infundada e nao consistente,agora quando e para tentarem transformar inverdades para incriminarem pessoas de bem que tem no pt e na base do governo ai implantam ate um pedaço de papel que tenha jogado no lixo que possa ter uma letra p e outra letra T ai ja vao tentando noticiarem como forma de denuncia,isso e um absurdo pois cade a cobrança para ao menos os senhores presidente do stf e o procurador da republica respectivamente os senhores roberto gurgel e joaquim barbosa junto com os demais ministros do stf a investigarem o mensalao do psdb mineiro,comentario com base no que leio expsto nesse blog sempre que acesso a internet,a paz do senhor para todos nos de igual para igual...

Malú disse...

Os que foram absolvidos deveriam entrar imediatamente com uma ação pedindo indenização por parte do judiciário e retratação da imprensa por terem seus nomes jogados na lama por tantos anos. Por todas mazelas que eles e suas famílias passaram por conta de vingança eleitoreira.

WERNER disse...

Faça como estou fazendo agora.Passe essa mensagem adiante, em todos os blogs: enquanto não denunciarmos de forma ampla, massiva e simultânea os fortes laços da mídia e da oposição golpista com a CIA e a embaixada dos EUA no Brasil, seremos assim, sempre reféns dos conservadores, não só da oposição mas principalmente, da direita que comanda os principais ministérios do governo Dilma e que já se infiltrou no comando do próprio PT . A ABIN tem vários relatórios sobre quem recebeu dinheiro dos EUA para derrubar os governos Lula e Dilma e corromper o governo e o PT por dentro. Cabe à blogosfera publicá-los. A Secretaria dos Direitos Humanos possui cópias. Muitas outras informações sobre esses senhores e senhoras estão no Wikileaks, do qual ninguém mais ouviu falar. Porque será, hein?
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/05/documentos-apontam-que-cia-via-em-brizola-a-principal-ameaca-a-ditadura-4127255.html
http://www.rodrigovianna.com.br/vasto-mundo/os-sacos-de-dinheiro-da-cia.html

San REge disse...

Nenhuma novidade nisso! Afinal o objetivo maior foi atingido (pelo menos temporariamente): Pegar os peixes graudos: José Dirceu, José Genoino. Os próximos passos serão enquadrar (para aniquilar) Lula e, posterormente, Dilma! Enquanto isso o PT dorme em berço esplêndido!

Anônimo disse...

TRE cassa mandato do prefeito de Ibaté
Escrito por Marco Rogério
13 comentários
mais um tucano cassado



Prefeito Alessandro nega as acusações. (Foto:Divulgação)

Por quatro votos a um, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, cassaram, na tarde de ontem, o mandato do prefeito de Ibaté, Alessandro Magno Melo Rosa (PSDB). Eles acataram os pedidos de cassação do registro da candidatura de Alessandro e seu vice, Horácio Carmo Sanchez, apresentados pelo ex-candidato a prefeito de Ibaté, Orlando Trevisan Junior (PTB). O processo é o RE nº 425-12.2012.6.26.0410.


PARA ENTENDER O CASO – A representação judicial no TRE foi feita pelo ex-candidato a prefeito de Ibaté, Orlando Trevisan Junior, que pede a cassação do diploma de prefeito de Alessandro Magno Melo Rosa. O processo foi julgado improcedente em primeira instância pelo juiz eleitoral de Ibaté, Milton Coutinho Gordo. Porém, teve parecer favorável do promotor de Justiça Eleitoral, Marcos Roberto Funari, responsáveis pela 410ª Zona Eleitoral.
Alessandro, como é mais conhecido, ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O advogado eleitoralista, Luiz Donizete Luppi, acredita que os advogados do prefeito cassado entrarão com um pedido de efeito suspensivo no próprio TRE ou no TSE, tentando derrubar a decisão. “Na minha opinião, eles seguirão este caminho”.

PRESIDENTE DA CÂMARA – Luppi afirma que a partir da decisão de ontem, Alessandro e Horácio não são mais prefeito e vice-prefeito de Ibaté. Ele afirma que o presidente da Câmara Municipal, João Siqueira (PP), deverá assumir o cargo de chefe do Poder Executivo até a realização de novas eleições, caso seja negado o pedido de efeito suspensivo da decisão do TRE. Ele também ressalta que pela legislação eleitoral em vigor, Alessandro e Horácio devem ficar inelegíveis pelo prazo de oito anos.

ABUSOS – O candidato derrotado no pleito de 7 de outubro de 2012 relata que o processo eleitoral na cidade não teve igualdade de oportunidades aos candidatos ao cargo de prefeito, ressaltando que a antiga administração promoveu shows culturais e usou esse espaço para fazer comícios eleitorais em prol do candidato do então prefeito, além de usar servidor público comissionado durante o horário de trabalho para fazer campanha política nas ruas. Trevisan afirmava que tinha tudo documentado e que provaria as irregularidades que afirma, acolhidas agora pelo TRE. Dr. Alessandro sempre contestou as acusações. O advogado de Trevisan foi o consagrado jurista Tito Costa.

MUNICÍPIO TERÁ NOVA ELEIÇÃO – Caso os mandatos do prefeito Alessandro e do seu vice, Horácio, sejam realmente cassados e seus recursos não sejam aceitos, o município de Ibaté terá a realização de novas eleições para prefeito, nas quais ambos estariam impedidos participar.

Alianco Por La Freŝa Vetero disse...

Notícias STF
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=237646


Inscrições para audiência sobre financiamento de campanhas eleitorais terminam dia 10
O prazo de inscrições para a audiência pública convocada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre as formas de financiamento para as campanhas políticas no Brasil termina na próxima sexta-feira, dia 10 de maio. O objetivo da audiência é discutir o tema com representantes de entidades governamentais, empresariais, partidos políticos e sociedade em geral.
Também podem participar da audiência pessoas físicas com notório saber sobre o tema financiamento público de campanhas eleitorais. Os especialistas interessados devem se inscrever até as 20 horas do dia 10 de maio, exclusivamente pelo endereço de e-mail financiamentodecampanhas@stf.jus.br. Cada expositor terá 15 minutos para fazer sua apresentação.
A audiência foi convocada com base na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4650, em que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil questiona dispositivos da Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/95) e Lei das Eleições (Lei 9.504/97).


Serviço:
Inscrições: Até 20h do dia 10/05/2013.
Data da audiência pública: 17 e 24 de junho de 2013
Local: Sala de Sessões da Primeira Turma, Anexo II "B", - 3º andar - Supremo Tribunal Federal.
Contato: Quaisquer documentos ou manifestações devem ser encaminhados para o endereço financiamentodecampanhas@stf.jus.br.
Transmissão: A audiência será transmitida ao vivo pela TV Justiça e Rádio Justiça (art. 154, parágrafo único, V, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal - STF)
Retransmissão: Demais emissoras interessadas devem encaminhar o pedido à Secretaria de Comunicação Social do STF.

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração